Drive-thru, farma móvel, e-commerce, WhatsApp e contêiner para testes rápidos da Covid-19. A estratégia de atender os clientes com novos serviços e formatos de compra durante a pandemia permitiram que as Farmácias Vale Verde triplicassem as vendas por esses novos canais nos últimos três meses.
Com 33 lojas em sete cidades do Paraná, a rede é líder do varejo farmacêutico na região norte do estado e a 18ª maior do país na proporção de faturamento por cliente, de acordo com o ranking das grandes redes do setor, divulgado pela Abrafarma.
Uma das iniciativas da empresa foi a adoção do sistema de drive-thru para aplicar 300 testes rápidos da Covid-19, a um custo de R$ 199 e mediante agendamento por WhatsApp. Foram constatados menos de 10% de casos positivos. Mas a rápida adesão da população já levou a Vale Verde a adquirir outros 1 mil testes.
“Já oferecíamos o serviço de testagem por meio de uma liminar que autoriza o Hilab, dispositivo de testes laboratoriais remotos (TLR) da Hi Technologies, a atuar. Assim que a empresa lançou o teste do novo coronavírus eles nos disponibilizaram em primeira mão”, explica Ana Carolina Augusto, presidente-executiva da Vale Verde. Para implantação do serviço e evitar riscos de contaminação e aglomeração dentro das lojas, a rede buscou exemplos fora do país.
Contêineres
Foi assim que a rede decidiu alugar contêineres e instalá-los na lateral das lojas. O serviço está disponível em quatro unidades em Londrina e Apucarana. “Mas em junho, já estaremos em mais cinco cidades – Arapongas, Cambé, Cornélio Procópio, Ibiporã e Rolândia”, destaca Ana Carolina. A Vale Verde firmou ainda uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina para a realização de testagem da Covid-19 nos colaboradores de empresas associadas.
Farma Móvel
Outra novidade para quem deseja realizar o teste sem sair de casa é o Farma Móvel, serviço de farmácia itinerante que circula por toda a cidade com três unidades. Os veículos percorrem um bairro diferente a cada dia da semana, com aviso prévio à população. As pessoas podem agendar o serviço pelo WhatsApp ou, se encontrarem a unidade na rua, solicitar a parada ali mesmo. A aceitação tem sido muito positiva e percebemos a necessidade da população por informação”, ressalta a executiva.
Um farmacêutico fica disponível em cada unidade móvel para fazer aplicação de injetáveis, testes de glicemia, colesterol, exame de dengue, vitamina C, beta HCG, entre outros. Também são comercializados produtos de higiene pessoal (sabonete, desodorante), higiene oral, higiene íntima (fralda geriátrica, absorventes) e produtos para o bebê (fralda, lenço umedecido), solicitados previamente por e-commerce.