Por Redação
As farmácias brasileiras superaram a marca de 8 milhões de serviços clínicos realizados em 2022, um aumento de 22,37% em relação a 2021. E as categorias que geraram maior tíquete médio para as lojas foram a vacinação, com custo de R$ 123,87; e os testes rápidos, cujo valor gira em torno de R$ 82,11.
A redação do Panorama Farmacêutico teve acesso exclusivo ao levantamento, desenvolvido pela plataforma Clinicarx. “Hoje as farmácias já ministram 93 serviços no PDV, o que consolida o conceito de one stop care no setor”, afirma Cassyano Correr, fundador e CEO da Clinicarx.
Os dez serviços clínicos com maior demanda
A lista dos dez serviços clínicos com maior demanda é encabeçada pelo teste rápido de antígeno contra a Covid-19, reflexo de uma onda que ocorreu entre os meses de outubro e dezembro, o que acarretou um aumento de 332% na procura em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. “Além disso, tivemos mais dois vírus respiratórios circulando no mesmo período, o influenza e o vírus sincicial respiratório (VSR). Em casos como esses, o diagnóstico laboratorial diferencial é de extrema importância, pelos sintomas serem muito semelhantes”, ressalta Correr.
Testes rápidos não-Covid mais buscados
Mas com o relativo controle da pandemia, os outros testes além da Covid começam a ganhar relevância no portfólio das farmácias. Foram 32 tipos diferentes de exames realizados ao longo de 2022, totalizando quase 50 mil testes. O aumento sobre 2021 foi de 36,18%. E foi o Sul do país a região que concentrou a maior demanda.
“E a tendência é de crescimento. Com a liberação da nova RDC da Anvisa para laboratórios, que dispõe sobre testes rápidos e laboratoriais remotos nas farmácias, esse número vai disparar”, acrescenta o executivo. O teste rápido não-Covid de gravidez, também conhecido como Beta hCG (hormônio da gonadotrofina coriônica), foi o mais promovido nas farmácias brasileiras em 2022, totalizando cerca de 16 mil exames.
Testes rápidos não-Covid mais realizados em 2022
Dos mais de 5,6 milhões de testes rápidos realizados ao longo do ano passado (incluindo Covid e não-Covid), 56,32% foram para pacientes do sexo feminino e 43,68% do sexo masculino. A faixa etária entre 21 a 50 anos foi a mais predominante.
Vacinas ganham espaço nas farmácias
Com 127 mil vacinas aplicadas em 2022, o imunizante contra a influenza (gripe) segue liderando o ranking como o mais administrado em cerca de 800 farmácias, um aumento de 15,3% em relação a 2021. O Rio Grande do Sul foi o estado que mais comercializou o serviço (47,39%), seguido por Minas Gerais (12,70%), São Paulo (10,69%), Paraná (9,01%) e Santa Catarina (6,79%).
Do total de vacinados, 50,95% são mulheres e 49,05% são homens. A faixa etária entre zero a 10 anos foi a mais vacinada. “Com a entrada de vacinas de elevado tíquete médio, como a de herpes zoster (R$ 596,93) e HPV (R$ 644,91), e o incremento de participação percentual de outras, a categoria se solidifica como a de maior receita agregada na operação de serviços farmacêuticos”, finaliza Correr.
Fonte: Panorama Farmacêutico