Drogal e Indiana lançam venture para estimular startups do setor
Dois dos mais importantes players do mercado farmacêutico brasileiro uniram esforços na criação de uma nova empresa. A Farmácia Indiana e a Rede Drogal anunciam oficialmente no próximo dia 10 (segunda-feira), em São Paulo (SP), a criação da Farma Ventures – primeira venture builder do setor com o propósito de estimular o advento de projetos inovadores nas áreas de saúde e varejo.
As venture builders atuam como verdadeiras fábricas de startups, propondo o compartilhamento de recursos jurídicos, contábeis, de infraestrutura e marketing, entre outros. Ao romper métodos convencionais baseados em investimentos de capital de risco, aceleradoras e incubadoras, o modelo aperfeiçoa o processo de inovação, com redução de custos e mais segurança para investidores-anjos.
Para viabilizar a iniciativa, as redes aliaram-se à Top Capital e à FCJ Venture Builder. “Em 2019 instituímos um comitê de inovação na Drogal e, buscando um modelo mais disruptivo, optamos por seguir esse caminho, uma vez que fazê-lo sozinho poderia se tornar um processo longo e mais oneroso”, comenta Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal. “A criação de uma empresa com estrutura desmembrada das duas redes potencializa e agiliza o acesso a inovações e tecnologias, para aprimorar a experiência do cliente e nossos processos logísticos, entre outras melhorias”, acrescenta o presidente da Indiana, Alexandre Mattar.
Um encontro de networking do setor representou a inspiração inicial para a parceria. Foi quando as redes enxergaram sinergia e necessidades comuns das duas redes. Ambas pavimentaram suas estratégias de crescimento no interior e ocupam posições próximas no ranking veiculado anualmente pela Abrafarma. Com 110 lojas na Bahia, no Espírito Santo e em Minas Gerais, a Indiana é a 11ª maior empresa do varejo nacional em faturamento e a 10ª em consumidores atendidos. Já a Drogal é a 12ª em faturamento e a 9ª em volume de clientes, contabilizando 170 unidades no estado de São Paulo.
“Realizamos um levantamento de todas as demandas que se apresentam ao varejo no dia a dia, seja no relacionamento com clientes, na área logística, administrativa e de sistemas. A Farma Ventures fará a busca por projetos que atuem diretamente nessas questões”, explica Cançado. “Queremos trazer inovação para dentro da empresa, de maneira mais rápida e com quem realmente sabe fazer e tem conhecimento do negócio”, acrescenta.
Fonte: Panorama Farmacêutico