Para Ana Claudia Nagao | A Rede d1000, companhia integrante do Grupo Profarma, traçou a meta de dobrar de tamanho nos próximos cinco anos e abrir 280 lojas até 2028. O objetivo encontra respaldo nos resultados de 2023, período em que a varejista chegou a R$ 1,8 bilhão de receita bruta e avançou 17,8% na comparação com o ano anterior.
O Panorama Farmacêutico teve a oportunidade de conferir in loco os planos de uma das 12 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional, durante visita exclusiva à sede do Grupo na Barra da Tijuca (RJ).
A expansão das lojas físicas terá como foco a abertura de novas unidades das bandeiras Drogasmil, no Rio de Janeiro; e Drogaria Rosário, em Brasília (DF) e Cuiabá (MT). A Rede não descarta, porém, avaliar oportunidades de novas aquisições para ganhar escala em outros estados e municípios.
“Sabemos que, para duplicar nosso tamanho, provavelmente teremos que caminhar para outras localidades. E não podemos esquecer que iniciamos no varejo farmacêutico por meio de marcas já consolidadas junto ao consumidor. As aquisições fazem parte do nosso legado”, explica Sammy Birmarcker, CEO do Grupo Profarma.
Na sua avaliação, o recall de marca sempre é considerado no processo de expansão. “Entrar em um novo estado por meio de uma bandeira já reconhecida regionalmente faz uma diferença muito grande, mesmo com todos os efeitos colaterais advindos de uma operação montada por terceiros”, salienta.
Por outro lado, o executivo tem uma certeza. A compra de ativos estressados está fora do radar da companhia. A tática mostrou-se eficiente para efetivar a presença da empresa no varejo em 2013. Era um período em que a competição por M&As estava acirrada e os bons ativos tinham um custo muito elevado. O Grupo Profarma, então, adotou a estratégia de investir em redes endividadas com oportunidades de melhoria, como foi o caso da Drogaria Rosário, adquirida junto à BR Pharma em 2016.
“Na planilha isso funcionou melhor do que na vida real (risos). O processo de turnaround foi doído e pesado em função da mudança de sistemas, montagem de time, reforma de lojas, troca de pessoal, reconquista dos consumidores perdidos e acerto no mix de produtos”, lembra Birmarcker.
“Levou mais tempo do que a gente desejava, mas em compensação, eu vejo como foi importante termos feito essa revisitação em todos os processos em um período muito recente. Talvez isso nos coloque, hoje, em uma posição de destaque perante outras grandes redes”, acrescenta.
Mais 35 farmácias da Rede d1000 neste ano
Um dos grandes diferenciais das farmácias da Rede d1000 está na possibilidade de interagir com públicos distintos. A companhia aglutina 244 lojas das bandeiras Drogarias Tamoio, de perfil mais popular; Drogasmil e Drogaria Rosário, com tipo de loja padrão; e Farmalife, do segmento super premium. E para este ano, a projeção é inaugurar mais 35 unidades.
Dessa forma, o Grupo seguiria o ritmo de 2023, quando abriu 32 PDVs e reformou outros 12. Cada abertura tem um custo de até R$ 3 milhões em montagem, estoque e capital de giro.
A Rede opera por meio dos 15 CDs da Profarma Distribuição, localizados no Rio de Janeiro e em Brasília (DF), e já representa 15% do volume de vendas da distribuidora de medicamentos, sendo atualmente seu maior cliente.
“Enfrentamos o desafio de crescer em um mercado extremamente pulverizado, o que nunca permite perder o timing. Sempre terá uma rede abrindo loja ao lado de outra. O segredo é expandir e, ao mesmo tempo, qualificar a operação já existente”, avalia Marcelo Cardoso (Palito), vice-presidente da Rede d1000.
Além de ampliar operações da Drogasmil e da Drogaria Rosário, a meta também é avançar com as Drogarias Tamoio rumo ao interior do Rio de Janeiro. “A marca dialoga bem com o consumidor das classes C e D, com um bom adensamento em Niterói e São Gonçalo”, afirma Palito.
Já a Farmalife, pela sua vertente mais nichada, fica mais concentrada em shopping centers, juntamente com a Drogasmil. “Temos mapeadas todas as nossas priorizações geográficas. E o grande diferencial é que conseguimos cuidar de cada inauguração de forma individual e pessoal, no projeto, na validação do layout e em todas as outras etapas do processo”, explica Livio Barboza Silva, diretor de operações e expansão.