Por Claudia Nagao | As farmácias da China vêm se firmando como protagonistas na ampliação do acesso a medicamentos. E a operação de lojas 100% digitais representa o principal trunfo do varejo local.
É o caso da 111, que construiu a maior plataforma digital de saúde do país. Integra todas as pontas da cadeia, começando pela cobertura de 280 mil PDVs em todo o país por meio da 1 Drugstore. Em algumas cidades, a 111 cobre mais de 63% das farmácias da China.
A empresa também conta com o 1 Clinic, um centro médico virtual que oferece consultas online, serviço de prescrição eletrônica e de gerenciamento de pacientes crônicos. Além disso, o grupo conta com o suporte da atacadista 1 Drug Mall, um balcão virtual que permite a aquisição de uma vasta seleção de medicamentos. Com a maior rede de farmácias online da China, a 111 permite que lojas físicas aprimorem o atendimento aos clientes com serviços baseados em nuvem.
A 111 fornece ainda uma plataforma multicanal para seus parceiros estratégicos, que inclui serviços como marketing digital, educação do paciente, análise de dados e monitoramento de preços.
Aproveitando a força da cadeia de suprimentos da JD.com, a JD Health concentra hoje mais de 15% do varejo farmacêutico online do país. Há cinco anos, a empresa lançou a JD Pharmacy. Ao longo desse período, a taxa de crescimento tem sido quatro vezes superior à média do setor.
A Covid-19 serviu de teste para o comércio eletrônico de produtos farmacêuticos e serviços médicos pela internet. Como parte importante da JD Health, a JD Pharmacy não só garantiu a circulação e o fornecimento de medicamentos na China durante a pandemia, como também resolveu os desafios para pacientes com doenças crônicas, que precisavam renovar as prescrições em todo o país.
Farmácias da China acompanham avanço da indústria
As farmácias da China aceleram com o impulso da indústria farmacêutica, que cresceu mais de 120 vezes nos últimos cinco anos e mira a liderança global. Números da Organização Mundial da Propriedade Intelectual atestam que os chineses já detêm o maior número de patentes de medicamentos inovadores registradas nos últimos três anos – 1,5 milhão contra 597 mil dos norte-americanos.
Maior farmacêutica do gigante asiático e com receita anual superior a US$ 119 milhões, a China Resources Pharmaceutical firmou-se como a 70ª maior companhia na Nasdak. Além de manter quatro laboratórios especializados em remédios de prescrição, suplementos e produtos naturais, o grupo controla a terceira maior distribuidora de medicamentos local. O atacado farmacêutico, inclusive, responde por 56% do volume de negócios.
Outra frente de atuação é o varejo farmacêutico, com mais de 700 lojas na China e em Hong Kong. Por meio de 12 áreas terapêuticas, a empresa tem cerca de 30% do volume destinado ao mercado externo, com foco em produtos naturais e segmentos como oncologia, dermatologia e saúde da mulher.
“Muito além de se firmar como o mercado mais crescente do mundo, o varejo da China aponta claramente para novos modelos de negócio, com desintermediação financeira e a formação de ecossistemas como aceleradores de inovação”, destaca Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail.
Fonte: Panorama Farmacêutico