As 15 principais redes de farmácias do país contabilizaram R$ 114,86 milhões de faturamento por PDV no ano passado, contra R$ 94,01 milhões no período pré-pandemia
Por Redação
O faturamento das farmácias por loja aumentou 22% em três anos, impulsionado pela diversificação do portfólio de produtos e serviços nas grandes redes. Os dados integram análise da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) sobre as 300 maiores varejistas do Brasil.
As 15 principais redes de farmácias do país contabilizaram R$ 114,86 milhões de faturamento por PDV no ano passado, contra R$ 94,01 milhões no período pré-pandemia – em 2019. Desse grupo, 13 são afiliadas à Abrafarma.
“A necessidade de acelerar a transformação digital, em função da Covid-19, vem permitindo que essas farmácias aprofundem o conhecimento dos hábitos de consumo nas suas regiões de atuação. Com isso, conseguem blindar seus mercados contra a expansão da concorrência e identificar pontos de agregação de valor nas propostas de negócios”, acredita Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Faturamento das farmácias por loja com DNA regional
Quatro redes que se destacam pelo DNA regional, com lojas físicas concentradas em um estado ou região do país, ocupam as cinco primeiras colocações em faturamento por loja. A liderança pertence à carioca Drogaria Venancio, com pouco mais de R$ 19 milhões de receita média no PDV.
“Procuramos incentivar o ambiente de experimentação na loja. Inclusive, fomos pioneiros na adoção de 100% do visual merchandising com painéis de led interativos, na unidade de Ipanema e na loja-conceito de 1 mil m² em Copacabana”, ressalta o diretor Rodrigo Ahmed, em entrevista ao programa Abrafarma Talks.
Quinta colocada em 2019, a Farmácia Indiana subiu três lugares e o faturamento por loja passou de R$ 7,1 milhões para R$ 10,83 – um avanço de 52%. Com PDVs distribuídos especialmente pelo norte de Minas Gerais e sul da Bahia, a rede vem colhendo os frutos da implementação de um departamento de inovação próprio, integrado à área de TI.
“Conseguimos reunir informações consistentes sobre a jornada de consumo dos clientes e a performance de cada PDV, ganhando subsídios para investir em soluções automatizadas de prevenção de perdas e gestão de estoques”, comenta o gerente de inovação Caio Mattar.
A mineira Drogaria Araujo e o Grupo Tapajós, com 125 lojas em quatro estados da Região Norte, também ocupam o top 5 e estão, respectivamente, na terceira e quinta posições. A Raia Drogasil é a única player nacional entre as cinco melhores.
O Grupo Tapajós trabalha atualmente com um mix de mais de 14 mil produtos. Desse portfólio, 2.300 foram lançados nos últimos três anos, especialmente nos segmentos dermatológicos, de beleza e bem-estar, o que reforçou a oferta aos consumidores e potencializou os resultados. “A categoria de medicamentos já estava bem consolidada, por isso demos essa guinada em direção às áreas de beleza, higiene e cuidados pessoais”, esclarece o diretor de marketing, vendas e consumer experience, Fernando Ferreira.
Nas gôndolas das 125 farmácias, os lançamentos de produtos terão uma ilha de exposição exclusiva, com pontos extras dedicados e sinalizações de etiquetas próprias.
Fonte: Panorama Farmacêutico