Com 28 anos de atuação na Região Nordeste e 1.420 colaboradores, a Farmácia Permanente tem meta de chegar a 120 pontos de venda até o fim do ano, espalhados pelos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Para isso, temos previsão de abrir 12 lojas em 2019, sendo que a inauguração mais recente ocorreu em Olinda (PE), no dia 29 de março”, afirma o gerente de operações Leandro Oliveira de Almeida.
A rede ocupa a 15ª posição em faturamento, segundo o ranking da Associação Brasileira Redes Farmácias e Drogarias (Abrafarma), mas alcança o décimo lugar no quesito faturamento por cliente. Para uma rede regional, são números que mostram um trabalho forte de modernização e preparação, principalmente frente à chegada de grandes redes provenientes das regiões Sul e Sudeste. “Nos preparamos para isso, promovendo melhorias no layout de nossas lojas, no gerenciamento de categorias, treinamento de equipe e no mix de produtos”, explica o executivo.
Para reforçar esse compromisso com a expansão, a rede realizou em março sua primeira convenção de vendas, com o tema Fortalecendo as bases. O evento contou com a participação de 150 colaboradores. “Entre as novidades discutidas no evento, destacamos o estreitamento da relação com a comunidade a partir do acompanhamento pós compra”, ressalta Almeida. Por meio desse serviço, via chamada telefônica ou whatsapp, o farmacêutico transmite ao cliente orientações sobre posologia, horários mais adequados para ingestão dos medicamentos, entre outras dúvidas.
A empresa também conta com ações como a Blitz da Saúde em datas comemorativas e a campanha Respeitamos a receita do seu médico. “Buscamos estreitar o relacionamento com a classe médica, com políticas que evitam a substituição do medicamento prescrito por um genérico”, exemplifica. A rede também tem a meta de chegar a 22 salas de serviços farmacêuticos até o fim do ano, com oferta de aferição de pressão, acompanhamento de automonitoramento da glicose e revisão da medicação.
Fonte: Panorama Farmacêutico