Ir ao médico, buscar prescrição, esperar na fila da farmácia… burocracias que, muitas vezes, não agradam a todos. E que tal transformar essa obrigação em uma experiência mais interessante? Essa é a ideia da Medly, farmácia que funciona por meio de um aplicativo – o seu médico manda a prescrição para eles, que entram em contato com você para confirmar algumas informações e mandam os remédios de bicicleta para a sua casa, sem custo de entrega. Para traduzir essa tecnologia típica da geração millennial, o Sergio Mannino Studio escolheu o verde como ponto de partida e objetos decorativos minimalistas.
A loja física em Nova York ainda tem aquele quê hospitalar, só que com referências estéticas que lembram o desfile da Gucci deste ano. O piso gráfico feito de ladrilhos criados por Jaime Hayón para Bisazza traz originalidade ao espaço, com paredes e teto pintados de verde menta, tonalidades da identidade visual da empresa. “A Medly criou um aplicativo que poupa o cliente de ter que sair de casa quando está doente ou ter que esperar na fila por horas apenas para obter receitas”, disse o estúdio ao Dezeen. “Mas um negócio online de sucesso ainda precisa de uma contrapartida física a altura.”
Ao fundo do espaço de 177 m², fica a área de armazenamento de medicamentos e processamento das prescrições, separada da recepção pela tela de metal perfurada, também na cor verde das paredes e teto. Por ali, o balcão de cimento com pontos da cor identitária de Medly foi feito sob medida para o espaço. O couro de vinil verde dos estofados são uma homenagem ao estilista japonês Shiro Kuramata e acomodam confortavelmente quatro pessoas, duas de cada lado.
“Como a comunidade é um valor fundamental da farmácia, incluímos isso no nosso design”, disse o arquiteto. “A natureza do pequeno espaço permite a conexão dos clientes entre si e com a equipe, ao contrário das farmácias tradicionais que, invariavelmente, separam as pessoas por meio de corredores altos.” Uma maneira incrível de subverter os estereótipos clínicos sem perder a elegância.
Fonte: Panorama Farmacêutico