Por Ana Claudia Nagao | A Farma Conde encontrou uma solução para otimizar o problema de filas e agilizar as cobranças em sua farmácia montada especialmente para a Festa do Peão de Barretos, que ocorreu em agosto. Nas edições anteriores, a rede participava com a carreta móvel. Neste ano a empresa inovou e, além de construir uma loja física dentro da área de eventos, contou com a utilização de um sistema de PDV móvel – concebido pela Procfit.
A solução permite ao balconista ou farmacêutico ir até o cliente para fechar a venda sem que este precise se deslocar até o balcão ou o caixa. “Uma das grandes dificuldades que percebemos na edição anterior era poder efetuar as vendas de forma orientada, gerenciada e controlada. O PDV móvel não só agilizou as filas como também contribuiu para registrarmos números recordes”, avalia Fabiano Morais, vice-presidente de operações da Farma Conde.
Segundo o executivo, a rede teve aumento de 50% no volume de negócios em relação ao ano passado, além de ampliar em 18,5% o tíquete médio. Do total de vendas contabilizadas na loja localizada dentro da Festa do Peão de Barretos, 45% passaram pelos PDVs móveis utilizados no evento.
“Tivemos um aumento de 27,17% no fluxo de clientes. A agilidade no atendimento deu mais fluidez ao espaço, o que levou mais pessoas para dentro da unidade de saúde”, explica Alexandre Rosati, diretor de TI da Farma Conde. Para Rosati, um dos grandes diferenciais do uso do PDV móvel foi a possibilidade de aproximar o vendedor e o farmacêutico do cliente, na área do autosserviço.
Agora, a rede também pretende implementar o uso dos dispositivos nas quatro carretas que abrigam farmácias móveis, utilizadas nas ações sazonais nos litorais norte e sul de São Paulo, Campos do Jordão (SP) e Sul de Minas Gerais.
“Vamos posicionar o PDV móvel nas carretas e também em algumas de nossas farmácias a fim de levar esse atendimento para o meio do salão, dando mais agilidade no tempo de abertura da loja”, finaliza Rosati. A Farma Conde conta com 380 unidades em 113 cidades do estado de São Paulo.
Funcionalidades do PDV móvel no atendimento
Entre as diversas ferramentas que ajudam a melhorar a experiência do consumidor, o PDV móvel é uma das que mais agrega valor e traz rentabilidade para os negócios. Trata-se de uma solução ideal para empresas que buscam criar agilidade no atendimento ao cliente e que pode ser utilizada como alternativa para reduzir as filas de atendimento ou efetuar cobranças em drive-thru.
O PDV móvel também pode ser utilizado como POS para entregas via motoboy, automatizando a conciliação dos cartões.
- Resgate da pré-venda com confirmação automática dos itens
- Além do autosserviço, permite a adição de novos itens na pré-venda resgatada
- Identificação automática das transações TEF, evitando inversão de finalizadora e divergências no fechamento de caixa
- Operação dentro da loja ou remotamente com acesso à internet
- Emissão de cupom fiscal NFC-e
Fonte: Panorama Farmacêutico