Celebridades deixaram de ser apenas garotos propagandas de marcas para dar um novo passo em suas vidas públicas: se tornaram sócios de empresas de franquia. Engana-se que pensa que é uma “fachada”: os artistas opinam, participam de reuniões e tomam decisões estratégicas. Entre eles estão Sabrina Sato, Xuxa, Rogério Flausino, Ana Hickmann, Xuxa e Edu Guedes.
Quem quer investir em uma franquia tendo uma estrela como sócio deve ter cuidado para não cair no canto da sereia. O professor da FGV e sócio da Canal Vertical, Roberto Kanter, lembra que o candidato não deve se deixar seduzir pela figura, e sim levar em consideração qual será a rentabilidade do negócio.
— O franqueado deve avaliar da mesma forma que avaliaria um negócio sem uma estrela no quadro societário. Precisa levar em consideração a efetividade do negócio. Isso diz respeito à rentabilidade das demais unidades e ao segmento de negócios escolhido, se tem potencial de crescimento.Jorge Duro, um dos coordenadores do curso de gestão estratégica de franquias do IAG PUC-Rio, lembra que um famoso ajuda a construir a imagem de uma franquia e, consequentemente, a atrair público.
— Entretanto, pode ser um ponto vulnerável se a imagem desta celebridade for arranhada — alerta ele.
Giovanna Antonelli
A via empreendedora da atriz Giovanna Antonelli já é conhecida do grande público — a história dela será divulgada em um projeto que rodará o país com lançamento de livro e bate-papo no segundo semestre. Além de coleções de esmaltes e acessórios, ela é fundadora da franquia GioLaser, de depilação e estética.
—Ao pensar em negócios e lançar produtos, estou exercitando o meu processo criativo. E, como trabalho com a imagem, surgiu a ideia de fazê-lo com laser e estética, um dos nichos que mais crescem — explica ela.
Carla Sarni, sócia da Giovanna Antonelli na GioLaser desde abril de 2018, afirma que a participação da atriz é muito importante, principalmente na área de marketing.
— É uma área que ela gosta, ela entende de comunicação com o cliente, participa ativamente, contribui com palpites e ideias e ajuda a marca na comunicação com o público final, já que é uma atriz com carisma e popularidade — explica Carla.
Segundo ela, Giovanna tem um importante papel na expansão da marca, pois além de ser a garota-propaganda da rede, chamando a atenção de consumidores e novos investidores, também é atuante nas reuniões de conselho da franqueadora, participando e opinando em casos estratégicos, como regiões que precisam de mais foco e novos fornecedores, entre outros assuntos.
Sabrina Sato
O Grupo Kalaes, holding de franquias multisetoriais, tem cinco negócios em sociedade com famosos. A última marca lançada foi a OdontoSpecial, clínica odontológica em parceria com a apresentadora Sabrina Sato.
— Acredito que a franquia é uma oportunidade para quem quer empreender de forma mais segura. Em reuniões frequentes, trago ideias e opino para que melhore sempre — diz Sabrina, que entrou no segmento ao lado do cunhado Felipe Abreu , que é dentista.
Sidney Eduardo Kalaes, presidente do grupo e sócio das marcas, acredita que a celebridade transmite credibilidade para os clientes finais. E que a escolha do nome conhecido também deve ser cirúrgica:
— A estrela tem quer ter o DNA do negócio. Estudamos a história da personalidade, o que produziu na carreira, o que inspira nas pessoas etc — explica ele.
Na holding, ainda estão o Instituto Ana Hickmann, Maislaser — em parceria com a apresentadora Ana Hickmann, e a escola Brasil Canadá de Educação Bilíngue, com Rogério Flausino, cantor da banda Jota Quest.
Ana Hickmann
A Maislaser, franquia de clínicas de depilação com diferentes opções de tratamentos, iniciou um processo de máster franqueado, realizando um trabalho de expansão para todo Brasil. Neste ano, a marca tem a projeção de atingir um faturamento de R$ 12 milhões, com o funcionamento de 22 clínicas. Em cinco anos a meta é chegar em 300 unidades.
Para Ana, o bom empreendedor não pode ter medo porque as dificuldades vão aparecer.
— Se você não amar o que faz, melhor nem começar. Nem tudo dá certo, não é 100%. Mas na grande maioria que as coisas que faço dá certo. porque faço com paixão, por isso não consigo sair deste ciclo da moda e da beleza — que também é sócio do nstituto Ana Hickmann, rede de escolas profissionalizantes nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável. Para ser um franqueado do Instituto Ana Hickmann, o investimento inicial é de R$ 158 a 258 mil.
Rogério Flausino
O vocalista do Jota Quest é sócio da Brasil Canadá, que hoje tem quatro unidades. A rede tem dois modelos de negócios: a conversão de escolas particulares em bilíngues ou construção de um colégio bilíngue da marca do zero.
— Meus pais são professores então sempre quis fazer algo ligado à educação. E acho importante as crianças aprenderam uma segunda língua desde pequeno — considera.
Edu Guedes
O chef de cozinha e apresentador de TV Edu Guedes entrou de maneira inusitada como sócio da franquia Saladenha, uma rede de alimentação saudável. A empresa procurava um rosto para a comunicação da marca e chegou ao nome dele. Ele se interessou pelo modelo e, depois de meses de negociação, entrou para o quadro societário.
— Nossa exigência era que ele abrisse uma loja dele, já que acreditamos ser importante ter a experiência do dia a dia do negócio — pondera Pedro Almeida, sócio-diretor da Saladenha.
Xuxa
A apresentadora é sócia da Espaçolaser, de depilação, e da Casa X, buffet de festa infantils. José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO Holding de Franquias, lembra que, há quatro anos foi procurado pelos sócios fundadores da Espaçolaser para acelerar o negócio. Naquele momento eles tinham cerca de 30 clínicas instaladas.
— Minha primeira proposta foi: Vamos trazer uma celebridade para agregar credibilidade ao nosso negócio, vez que o Laser ainda era usado para poucas mulheres e difundir essa cultura no mercado facilitaria se conseguíssemos apresentar com uma celebridade de grande credibilidade no mercado. Claro, como eu já era sócio da Xuxa na Casa X, fiz o convite e ela de pronto aceitou com uma condição: a de que colocássemos uma máquina na casa dela, para que testasse nossa tecnologia. Bingo, usou e aprovou a tecnologia de laser — relembra ele, que também é sócio de Otávio Mesquita e está finalizando uma parceria com o Zezé di Camargo na área da pecuária, onde tenho uma franquia da raça Senepol.
Felipe Folgosi
O ator, que está no ar no SBT, lançou a gelateria NUV NUV!, que tem lojas no Sul do país. A ideia do empresário é instalar quiosque em locais como supermercados e shoppings. Felipe participa de todo o processo de administração do negócio, ao lado de dois sócios.
— Brinco que testo há muito tempo porque sou um apaixonado por sorvetes — diverte-se.
Fonte: O Globo