O Facebook está introduzindo novas funções para possibilitar o pagamento de bens e serviços por meio do Messenger, seu aplicativo de bate-papo, ou de programas autônomos que usam o aplicativo, os chamados “chatbots”.
O app chegou a um bilhão de usuários em julho deste ano. Foi o terceiro da empresa a atingir a marca. Os outros são o “WhatsApp” e o próprio Facebook.
O vice-presidente de produtos de mensagens do Facebook, David Marcus, informou na conferência TechCrunch Disrupt que a empresa está trabalhando com vários provedores de pagamentos, incluindo PayPal, Visa, Mastercard, American Express e Stripe para implementar as funções.
A experiência começou a funciona em caráter de teste e vale por ora apenas para desenvolvedores dos Estados Unidos.
A guinada do Facebook para transformar o Messenger em um serviço que fizesse mais do que enviar mensagens começou em abril deste ano.
Durante a feira da empresa para desenvolvedores, a F8, Mark Zuckerberg, presidente da companhia, anunciou uma série de ferramentas para construir programas de inteligência artificial em torno do Messenger.
A ideia era que empresas conseguissem usar o app para atender clientes automaticamente ou que veículos de mídia enviassem notícias personalizadas através dele.