Juntas, as plataformas separaram cinco dicas para todo o tipo de anunciante que precisa se preparar para o fim do ano. Saiba quais são:
Aproveite oportunidades de cross-sell
Uma das principais apostas do Facebook para esse fim de ano são os Anúncios Dinâmicos. Com eles, é possível optar por vendas relacionadas e selecionar automaticamente quais são os itens relevantes no set de produtos para mostrar nos anúncios. Por exemplo, se clientes compram frequentemente TVs e videogames juntos no site ou aplicativo, o Facebook aprende a anunciar esses produtos juntos.
Entenda o comportamento das pessoas
Dentro da Página, em Informações de Público, é possível acessar dados demográficos, de interesses e até saber a localização da audiência que você pretende alcançar, a partir dos dados públicos fornecidos pelas pessoas em seus perfis. Tudo isso poderá ser usado no momento de montar a estratégia de conteúdo da divulgação da sua marca.
Conheça a jornada de compra do seu cliente
Use os relatórios de conversão, além do Facebook Analytics, para compreender qual a jornada do cliente, tendo como base os dados coletados por meio do Facebook Pixel, do SDK do Facebook ou das Conversões Offline. Aproveite também as informações para melhorar o resultado de suas campanhas.
Teste, acompanhe os resultados e teste novamente
Fim de ano é um ótimo momento para testar formatos e construir a estratégia de campanha entre grupos diferentes de pessoas (A/B). Com esses testes, você poderá ver quanto tempo, em média, as pessoas demoram para tomar uma ação ao ver o seu vídeo e qual é o melhor formato de conversão no Carrossel.
Use o formato de Collection para mostrar os produtos
Esse formato ajuda o anunciante a mostrar uma seleção de produtos para o Natal ou para os Amigos Secretos, por exemplo. Vale combinar o formato com segmentações de Audiências Semelhantes e otimizar para conversões para melhorar a performance.
Números da última Black Friday
Em todo o mundo, mais de 130 milhões de pessoas falaram sobre a Black Friday no Facebook e no Instagram durante o fim de semana de uma das principais datas comerciais do ano. Para efeito de comparação, esse número é maior do que as conversas sobre o Super Bowl durante o evento esportivo.
No Facebook, foram 226 milhões de interações, enquanto no Instagram esse número foi de 143 milhões de interações
Vídeo é destaque: durante as compras no final de semana, o uso de vídeos se tornou uma prática bastante utilizada entre pessoas e marcas. No Facebook, mais de 450 milhões de visualizações aconteceram sobre Black Friday e temas relacionados;
Instagram Stories: no Instagram, 1 em cada 3 empresas publicou em seu Stories algo relacionado à Black Friday
Pequenas empresas: o Small Business Saturday, que acontece nos Estados Unidos foi o segundo tema mais comentado, atrás de Black Friday. Hashtags como #ShopSmall e #ShopLocal foram algumas das que ganharam destaque no Instagram;
Principais hashtags no Facebook e Instagram:
#BlackFriday
#CyberMonday
#SmallBusinessSaturday
#ShopSmall
#ShopLocal
Fonte: Adnews