Rede adquirida do grupo Ultrapar irá potencializar diferenciais estratégicos e o braço de serviços médicos Clinic Farma
Por Adriana Mattos
Em vídeo encaminhado a funcionários no fim da tarde desta terça-feira (18), o presidente da Pague Menos, Mário Queirós, disse que a aquisição da Extrafarma antecipa em três anos o plano de crescimento da rede. “Vamos usar as 402 lojas da Extrafarma para potencializar diferenciais estratégicos, nosso braço da Clinic Farma [serviços], os convênios e parcerias, e, com os quatro centros de distribuição da Extrafarma, vamos reduzir a distância entre lojas e as centrais, diminuindo o ‘lead time’ e a ruptura, melhorando nível de serviço e atendimento.”
Queirós disse que um dos centros de distribuição da Extrafarma, localizado em São Paulo, estava no plano de abertura da empresa para 2023, e a rede ainda planejava abertura de uma central no Pará, região onde a Extrafarma já atua com um centro. No total, são quatro centros da Extrafarma — sexta maior cadeia do país, a segunda na região Norte e a terceira no Nordeste.
O presidente ainda afirmou que as operações se manterão separadas até aprovação do Cade, e isso pode levar de 6 a 9 meses, informou.
Além disso, ainda disse que já foi criado um time de integração a ser liderado pelo executivo Jose Rafael Vasquez, vice-presidente de operações. “Vasquez começa a trabalhar já agora, porque até a aprovação ele vai cuidar do planejamento e após a aprovação vão implementar a execução, apoiado pela consultoria McKinsey.”
Em material enviado ao mercado na noite desta terça, a empresa informa que há 212 lojas da Extrafarma em bairros selecionados no plano de expansão da Pague Menos nos próximos anos. E 177 são lojas que fortalecem sua atuação no Norte e Nordeste.
O material ainda informa que, com o acordo e unificação das redes, haverá redução na distância média entre loja e centro de distribuição de 45% com a absorção da estrutura da Extrafarma — atualmente com quatro CDs. Além disso, do potencial de sinergia a ser capturada de R$ 150 milhões a R$ 250 milhões em Ebitda, no prazo de até 30 meses, de R$ 40 milhões a R$ 70 milhões virão de despesas indiretas. Cerca de 80% desse ganho de até R$ 250 milhões virá em 24 meses.
Fonte: Valor Econômico