Atualmente, são 25 unidades do Frango Assado em estradas e parceria com postos de gasolina pode impulsionar a expansão da marca
Parcerias e uma nova cozinha central podem destravar o crescimento das redes Frango Assado e Pizza Hut. As duas redes, e junto com a rede de frango frito KFC, são o foco dos investimentos em expansão do grupo IMC, International Meal Company, que faturou 1,5 bilhão de reais no ano passado e tem 490 restaurantes em quatro países.
O grupo acaba de firmar uma parceria com a rede de postos de combustível Monte Carlo para a abertura de novas unidades em postos. Serão nove unidades de Frango Assado, formato já adaptado para as estradas do interior de São Paulo e que conta com restaurante, lanchonete e mini mercado, e até 10 unidades da pizzaria Pizza Hut.
Atualmente, são 25 unidades do Frango Assado em estradas do interior de São Paulo e Minas Gerais, então a parceria representa um avanço importante no número de unidades dessa marca, bastante relevante no faturamento do grupo.
No ano passado, o grupo teve faturamento de 1,6 bilhão de reais. Desses, 1 bilhão de reais vieram das operações brasileiras – metade disso apenas da marca Frango Assado. De acordo com Newton Maia, presidente da IMC, apenas em São Paulo há 1.100 postos de gasolina em estradas e há espaço para pelo menos 100 unidades do Frango Assado no estado.
Até então, o grupo operava também o posto de gasolina – é o caso de 18 das 25 unidades da marca. Era necessário construir a operação do zero, incluindo acessos da estrada e lidar com toda a logística de distribuição de combustíveis.
O novo plano da empresa é fazer parcerias com postos já existentes e atualizar o restaurante no local. Normalmente, os restaurantes em postos à beira de estrada são voltados a caminhoneiros e outros profissionais. Há poucas grandes marcas de restaurantes e lanchonetes voltadas para o público em veículos de passeio – Graal e a Quinta do Marquês, voltada para a classe alta, são alguns dos exemplos.
Para o posto, a vantagem seria a entrada de um grupo forte capaz de atrair fluxo de visitantes. Para o Frango Assado, o investimento é muito menor, já que toda a estrutura do posto e de um edifício para o restaurante ficam sob responsabilidade do parceiro. São 3 milhões de reais investidos nesse modelo.
“Para o posto, o calcanhar de Aquiles é a alimentação. Oferece um aluguel muito baixo em troca de atrair um restaurante que atenda o caminhoneiro”, diz Maia.