Por Redação | Qual é a prioridade dos negócios da sua organização? Foi com essa pergunta que Yassuki Takano, Diretor de Consultoria da Logicalis, iniciou os debates no Auditório Expansão Digital, no último dia do Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023. Segundo dados de uma pesquisa apresentados pelo executivo, entre gestores de tecnologia, universo da pesquisa, 37% dos profissionais afirmam que a pauta de expansão digital é uma prioridade nos negócios.
“Finalmente conseguimos perceber um número significativo de empresas que estão priorizando a tecnologia, mas ainda assim temos muito que evoluir”, comentou Takano.
Ainda sobre o tema, Takano destacou que o investimento em expansão digital precisa acontecer ao mesmo tempo em que as empresas investem em segurança no ambiente on-line, pensando em evitar os crescentes crimes cibernéticos que têm como objetivo o acesso a dados sigilosos das companhias e dos clientes.
Em seguida, Luiza Fontana, Gerente Sênior de e-Retail B2C na Heineken, compartilhou com o público a necessidade de as empresas focarem cada vez mais no shopper: “Em um universo com cada vez mais varejistas, mais produtos, mais formas de pagamento e de entrega, o consumidor fica mais exigente, mais detalhista… então precisamos compreender, de verdade, as necessidades deles”, afirmou.
Segundo a profissional, preço não é mais tão fundamental como era antes e isso coloca as empresas em uma posição que exige estratégias integradas e diferenciadas para converter vendas, e que isso passa pela omnicanalidade. “O Brasil é o país que tem a maior diversidade de formas de pagamento no varejo”, falou.
Fernando Diniz, Head de Engenharia de Produtos Digitais da Petz, apresentou o case sobre integração de canais da empresa. “Começamos em 2015 o nosso processo de integração para alcançarmos os ótimos resultados que temos hoje e compreendemos que projetos como esse são grandes e exigem bastante investimento de tempo e outros recursos”, explicou.
O executivo também apresentou alguns dados relevantes, como o fato de que, atualmente, 70% das vendas da empresa são feitas via aplicativo. Ele encerrou sua apresentação destacando como crucial a necessidade de cocriar soluções com os consumidores porque, somente dessa maneira, de acordo com ele, é realmente possível sanar as dores dos clientes e obter o retorno projetado no início dos projetos.
João Alberto Giaccomassi, da TOTVS foi o último painelista do dia e apresentou outra perspectiva bastante interessante para o debate: a escolha de fornecedores. O executivo iniciou sua apresentação reforçando a necessidade de escolher empresas parceiras que estejam alinhadas com os objetivos do projeto.
“No varejo, os responsáveis pela entrega dos produtos, por exemplo, precisam estar comprometidos com os objetivos finais, senão toda a estratégia de integração pode falhar”, expôs Giaccomassi.
O Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 encerrou suas atividades hoje, quinta-feira, e contou com especialistas de diferentes áreas do varejo que, juntos, compartilharam conhecimento e fomentaram debates que enriquecem o dia a dia de trabalho dos varejistas brasileiros.
Fonte: Super Varejo