Este fim de ano será o melhor desde 2014, com um crescimento entre 5% e 10% nas vendas. Mais que vender, porém, o varejo precisa vender bem. “O período entre a Black Friday e o Natal não é somente uma oportunidade para reverter o desempenho ruim do passado: é também uma forma de conquistar o cliente para 2018”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC, que participou ontem (21/11), ao lado de Edmour Saiani, de um live no Facebook promovido pela Évolus.
Para Terra, é preciso trabalhar estrategicamente a Black Friday, para que ela movimente o estoque sem corroer margens. “A Black Friday é a hora de queimar o que não vendeu no restante do ano. Para itens que estão girando, não faz sentido queimar margem, então faça parcerias com os fornecedores para promover itens estratégicos. Além disso, cuide da tecnologia, da equipe e da entrega, pois é um dia de final de campeonato”, aconselha Terra. Para Edmour Saiani, envolver as pessoas é fundamental. “A equipe precisa estar muito bem motivada, abraçando a causa do varejo. Por isso, seja muito transparente com o time e leve para o PDV o pessoal do escritório. Você precisa estar preparado para o grande fluxo de clientes que receberá”, comenta.
Para os especialistas, nesta época do ano o varejo perde vendas por ter equipes mal preparadas, por não contar com sistemas que suportem o volume de transações e por ruptura. “Não posso chegar ao dia 26 afogado no estoque, mas também não posso ficar sem produto no dia 19”, diz Terra. Para ele, isso se resolve com bom planejamento comercial (com base no histórico de vendas por loja), com fornecedores que consigam repor o estoque rapidamente para evitar rupturas e com a preparação da loja para tornar a compra mais prática. “Ninguém garimpa um presente no Natal. Por isso, monte kits, dê sugestões, facilite a busca do cliente. Praticidade gera vendas adicionais”, afirma.
Nessa época de movimento intenso, vale a pena trabalhar de forma especial os clientes mais importantes. “Faça uma pré-Black Friday ou um pré-Natal para seus VIPs. Eles serão tratados de uma forma diferente do que ocorreria nos dias mais quentes e perceberão que são especiais. Isso gera resultados para o ano que vem também”, comenta Saiani. “Se você tratar mal o cliente no Natal, perderá ele para o ano que vem. Então cuide muito bem do cliente e crie mecanismos para ele voltar em outra ocasião”, recomenda.
Fonte: Évolus