“A Amazon destruiu a indústria do varejo”, disse Steven Mnuchin, Secretário de Tesouro do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em entrevista à CNBC. O Departamento de Justiça do país anunciou, nesta terça-feira (23), que irá realizar uma revisão antitruste com grandes empresas de tecnologia – o que inclui a Amazon, Alphabet (holding do Google) e Facebook.
“Se você olhar para a Amazon, embora tenha alguns benefícios, eles destruíram a indústria de varejo nos Estados Unidos, então não há dúvidas de que eles possuem uma competição limitada”, afirmou Mnuchin na entrevista.
Uma das críticas do secretário é o impacto da varejista em pequenos negócios. De acordo com ele, o Walmart não tem o mesmo peso do que a Amazon nos concorrentes, mesmo também sendo uma gigante no varejo. “As pessoas tiveram essas preocupações sobre o Walmart. Walmart desenvolveu um negócio no qual pequenos negócios podiam continuar competindo com eles”, disse.
A Amazon escreveu à CNBC em resposta. A empresa afirmou que pequenos e médios negócios estavam ascendendo junto com a Amazon. A varejista possui um marketplace em que concorrentes podem realizar vendas em troca de comissões. “Hoje, vendedores independentes possuem mais de 58% da receita típica de vendas na Amazon, e as vendas deles cresceram duas vezes mais rápido do que as nossas próprias, totalizando US$ 160 bilhões em 2018”.
Mas o marketplace da Amazon é motivo de preocupação inclusive fora dos EUA. Comissão da União Europeia anunciou, na semana passada, a abertura de uma investigação para verificar se a empresa estaria usando dados de vendas dos concorrentes.
Fonte: Startse