Por Redação
A educação financeira e a falta de tecnologia e soluções inovadoras que aperfeiçoam a experiência de compra das novas gerações podem impactar o varejo. É o que aponta a pesquisa ‘Carat Insights 2024 – Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos’, realizada pela Fiserv, empresa de pagamentos e tecnologia financeira. De acordo com o levantamento, 74% dos brasileiros com filhos menores de idade – os nativos digitais, enquadrados na geração Alpha e Z – permitem o acesso a algum tipo de cartão para dar autonomia e ensiná-los como gerenciar. Cerca de 73% dos pais já oferecem também acesso às instituições financeiras, seja em formato de conta digital (39%), cartão adicional da conta dos pais (24%) ou cartão pré-pago (10%).
“A realidade mostra que os varejistas precisam estar atentos a esse novo perfil de público, que nasce digital, faz compras com um clique e preza pelo imediatismo. Para este consumidor, inovações tecnológicas como a tokenização podem ser uma grande aliada para melhorar a experiência de compra”, destaca Giuliana Cestaro, diretora de Produtos Software Express da Fiserv Brasil.
Experiência Omnichannel
As compras físicas continuam sendo frequentes. Uma vez por semana, 46% dos entrevistados compram presencialmente, enquanto 29% compram pela internet e 22% em lojas que possuem múltiplos canais. A proporção de pessoas que compram em lojas físicas a cada duas semanas é menor (41%) em comparação às compras online (54%) e em lojas integradas (43%). O levantamento também mostra que 6 em cada 10 pessoas compram e/ou vendem pelas redes sociais e o Pix (89%) e o cartão de crédito (46%) são os meios mais utilizados para essas compras.
Fonte: GiroNews