Três em cada cinco varejistas pretendem oferecer aos clientes a possibilidade de pagamento por meio de aplicativo, mas a falta de informação sobre o uso da ferramenta e o pouco conhecimento dos consumidores a respeito da tecnologia ainda restringem os investimentos. Essa é uma das descobertas do estudo “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Ferraz Pesquisas e já disponível para download no site da SBVC.
O estudo faz uma radiografia dos principais meios de pagamento que são utilizados por consumidores e empresas do setor e mostra que o tipo de pagamento utilizado pelos clientes varia conforme o tipo de compra e produto: normalmente, bens duráveis são pagos com cartão de crédito (muitas vezes parcelado), enquanto para as compras de consumo imediato o pagamento nas lojas físicas é realizado com cartão de débito ou dinheiro. Para as compras online, o cartão de crédito é o principal meio, independente do tipo de plataforma utilizado (smartphone ou desktop). “A relevância do cartão de crédito está muito mais ligada a questões culturais do que tecnológicas. Por isso, o desenvolvimento de outros meios, como pagamentos via app ou wearables, depende do comportamento das próximas gerações (nativas digitais) e de sua aceitação dessas formas de pagamento que já se mostram mais convenientes”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
Outro destaque do estudo é o espaço ainda existente para crescimento de ferramentas online de descontos: somente 32% dos consumidores utilizam cupons de desconto, 23% programas de fidelidade e 17% cashback. Quase metade dos consumidores pesquisados não utilizam nenhuma dessas ferramentas. “Existe um grande potencial para proporcionar mais satisfação e fidelizar os consumidores. Com a integração online e offline no varejo, poderemos ver uma maior movimentação nesse sentido”, analisa Terra.
Saiba mais sobre o estudo e faça o download no site da SBVC.
Fonte: Redação