Levantamento realizado entre os usuários da plataforma de comparação de preços Consulta Remédios aponta que as redes varejistas com canais de venda online são as empresas mais estruturadas na venda de medicamentos na web. Em 2018, a Bifarma apresentou o melhor custo benefício para o consumidor online, conquistando 9,5% do total de 9,185 milhões de intenções de compras pela plataforma. A rede, que possui 250 lojas físicas, distribuídas em 50 cidades entre São Paulo e Minas Gerais, despontou entre as pesquisas dos usuário com 873 mil aparições de melhor preço.
A vice-liderança foi obtida pela Onofre, que atraiu 8,9% das intenções de compras, empatada tecnicamente com a Droga Raia (8,8%). A Drogaria São Paulo ficou em 4ª, com 8,4%. A quinta posição foi da Drogaria Nova Esperança, de São Paulo (SP), com 7,6% e que opera exclusivamente no canal online.
A lista segue com Drogasil (6ª), Drogarias Pacheco (7ª), Farmagora (8%), de Joinville, mas só com comércio eletrônico, e duas farmácias independentes da cidade de São Paulo, a Drogaria Livieiro (9ª) e a Gigafarma (10ª).
Vale ressaltar que 36,7% das intenções de compras se distribuíram por vários outros operadores de venda de medicamentos online. “Enquanto o Brasil tem 80 mil farmácias físicas, o comércio eletrônico de medicamento se restringe a uns 2.800 canais de venda, controlados por 110 varejistas farmacêuticas”, lembra Paulo Vion, CEO da plataforma de pesquisa.
Fonte: Panorama Farmacêutico