O presidente Michel Temer editou decreto que permite 100% de capital estrangeiro na Realize Crédito, Financiamento e Investimento, a ser constituída pela Lojas Renner, com sede em Porto Alegre.
O decreto classifica como “de interesse do governo brasileiro” a participação estrangeira de até 100% no capital social da empresa.
O decreto foi publicado nesta quinta-feira no “Diário Oficial da União” (DOU), assinado por Temer, pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.
Para haver um controlador estrangeiro em uma instituição financeira, é preciso que o governo autorize.
Em comunicado ao mercado, a Renner informou “esse é um passo fundamental para a constituição da Realize, visto que o capital social da Lojas Renner é pulverizado e detido, em sua maioria, por investidores estrangeiros”.
De acordo com a companhia, a Realize será 100% controlada, direta ou indiretamente, pela Lojas Renner S.A.
Atualmente, a Renner tem como principais acionistas a T. Rowe Price Associates, Inc., com 14,97% das ações; Aberdeen Asset Management PLC., com 14,93%; J.P. Morgan Asset Management, com 6,97%; Dynamo Administradora de Recursos, com 5,09%; e BlackRock (4,98%).
No ano passado, a Renner desfez a parceria que tinha com o Banco Indusval na área de cartões de crédito. Depois disso, decidiu criar uma instituição financeira própria para cuidar da área.
A nova empresa depende de aprovação do Banco Central para dar início à operação do negócio.