Por Paulo Gratão | Com ampla presença em capitais e grandes cidades, o novo foco de expansão com franquias da Espaçolaser são as cidades acima de 50 mil habitantes. Só no primeiro semestre de 2023 a rede já abriu 17 franquias, sendo que quase 90% foram nesses mercados, e vê oportunidade para mais 330 unidades em cidades pequenas por todo o país. E nada de formato reduzido: a marca quer levar a estrutura completa para o interior.
Esse movimento vai na contramão do caminho adotado pela empresa em 2021, quando anunciou a recompra de 100 unidades franqueadas. Na época, a marca detalhou que a prática se daria em mercados estratégicos, onde fosse mais viável crescer com velocidade, por meio de unidades próprias. Atualmente, das 764 lojas, 191 são franquias.
“Hoje estamos muito bem capilarizados nas capitais. Para as regiões mais distantes, a presença do franqueado faz diferença. Ele conhece o hábito local, e o relacional pesa muito. Entendemos que é mais assertivo ter um franqueado no interior do que se eu utilizasse meus colaboradores e estrutura própria”, afirma Uggo Angioletti, diretor de expansão de franquias da Espaçolaser.
O investimento inicial para abrir uma franquia da Espaçolaser gira em torno de R$ 950 mil, incluindo os equipamentos necessários para a execução dos serviços, a taxa de franquia, a obra necessária no ponto e o mobiliário.
“Ressaltando que não é um capital que ele precisa dispor de imediato”, diz Angioletti. O diretor afirma que o cenário ideal é que o franqueado tenha a maior parte do investimento e financie no máximo entre 30% e 40% do total.
Por ser uma empresa de capital aberto, a Espaçolaser não divulga previsões exatas de aberturas de lojas, mas o executivo diz que o segundo semestre deve ser melhor do que o primeiro, no qual a rede deve repetir o ritmo do ano passado. Em 2022, a empresa abriu 68 novas lojas, sendo a maior parte (47) de franquias. Na divulgação do balanço anual, a rede já tinha avisado que focaria em operações franqueadas em 2023 para preservar o caixa.
O foco da Espaçolaser nesse momento são os franqueados interessados em gerir uma unidade, atuando no operacional, e que falem a língua do mercado em que atuam. “Se ele começar a fazer uma expansão mais acelerada, sabemos que temos estruturação”, diz Angioletti.
A Espaçolaser foi fundada há quase vinte anos, em 2004, pelos empreendedores Ygor Moura, Paulo Morais e Tito Pinto. A expansão com franquias começou em 2015, período em que a técnica passava a ganhar tração no mercado nacional. A rede tem como sócios o empresário José Carlos Semenzato, da SMZTO, e a apresentadora Xuxa Meneghel. De acordo com um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no início do ano, a marca era a maior rede de depilação a laser do país, em número de unidades, e ocupava o 22º lugar na lista geral.
Mesmo com o surgimento de concorrentes, Angioletti diz que há muito mercado a ser explorado, uma vez que “95% das pessoas ainda não fazem depilação a laser”. Por essa razão, a rede agora mira as cidades pequenas.
Desde a entrada do novo CEO, Paulo Camargo, em junho do ano passado, a rede tem apostado na segmentação como forma de ganhar mais clientes. “A mensagem certa, a promoção certa, no momento certo. Temos planos sólidos para a retomada gradual da rentabilidade da operação e para capturar as oportunidades de crescimento associadas ao desenvolvimento do mercado de depilação a laser”, afirmou Camargo em comunicado enviado à imprensa na ocasião da divulgação dos resultados, em março.
No ano passado, a receita líquida da Espaçolaser foi de R$ 931,5 milhões, cerca de 9,2% acima de 2021. De acordo com a empresa, o resultado refletiu o crescimento das vendas, expansão orgânica e a incorporação das 100 franquias recompradas em 2021.
Fonte: PEGN