Com seis lojas no interior paulista, a rede de supermercados Enxuto automatizou a comunicação dos preços e ofertas no ponto de venda após adotar a plataforma Pricefy, que gerencia a comunicação das ofertas no PDV, através de geração de etiquetas, cartazes e sinalização digital. Como resultado, ganhou eficiência no processo e, de quebra, passou a contar com um conjunto de dados de gestão que permite acompanhar a execução e avaliar a eficiência das campanhas para agir proativamente, evitando prejuízos e quebras de promoções.
Marcio Sandolin, gerente de marketing do Enxuto, lembra que, antes da utilização do Pricefy, ele ou alguém de sua equipe precisava ir pessoalmente à loja para verificar se um cartaz estava pronto e devidamente aplicado no PDV. Algo complicado para uma rede com unidades em cinco cidades, o que significava risco de perdar vendas pela ausência de comunicação de um preço promocional, por exemplo. “Hoje eu acesso a plataforma, que é hospedada na nuvem, verifico o status real de impressão dos cartazes e consigo agir antecipadamente, evitando prejuízos”, conta Sandolin.
Outra mudança importante: antes de adotar a plataforma, a rede supermercadista trabalhava, em parte, com profissionais que confeccionavam os cartazes e também com uma solução interna que exigia esforço da equipe de TI. Com a adoção do software, o Enxuto redistribuiu seus recursos de forma mais estratégica.
Os ganhos em eficiência são os mais comemorados. “No processo manual, levávamos mais de um dia em cada loja para completar a produção dos cartazes e a aplicação no PDV. Hoje esse processo não tem levado mais do que duas horas”, relata Sandolin. “Dessa forma demos vazão a uma demanda reprimida que havia na rede de preços e ofertas que não ficavam claramente identificados no PDV, dificultando o consumidor de localizar os produtos anunciados dentro da loja”, completa o gerente de marketing.
A tecnologia na comunicação de preços também está alinhada a um investimento do Enxuto em renovar o layout de suas lojas para transmitir mais modernidade e melhorar a experiência de compra. Para isso, a rede investiu em diversas frentes, incluindo reforma de lojas e desenvolvimento de fornecedores de perecíveis como FLV, Padaria e Açougue, no intuito de oferecer produtos e técnicas de exposição capazes de encher os olhos dos clientes. “Com essa transformação na loja, uma comunicação manual não fazia mais sentido para nosso posicionamento”, avalia Marcio Sandolin. “Reformulamos toda a comunicação visual, criando um tipo de letra próprio que foi transferido para o Pricefy garantindo nossa identidade” completa o gerente de marketing do Enxuto.
Fonte: Supermercado Moderno