A rede de supermercados Enxuto, com seis lojas na região de Campinas (SP), aumentou seu número de clientes em 10% e o tíquete médio em 5% (entre os clientes membros do programa fidelidade) a partir da melhora de sua experiência de compra. O processo começou no fim de 2016 com uma pesquisa para avaliar a imagem e a satisfação do público em relação à loja da rede em Rio Claro (SP), e foi no ano passado estendido para as demais unidades da empresa.
Entre os principais problemas identificados pela rede estavam a imagem distorcida em relação aos preços, a baixa qualidade no açougue e a falta de consistência na qualidade da seção de hortifrúti. Para solucionar os problemas, foram reestruturados processos, pessoas e fornecedores; o visual merchadising foi revisto; e foi feito um trabalho de vitrinismo do açougue. Ainda no açougue, foi desenvolvido um estudo luminotécnico, foram lançados manuais de produção e foi implantada a padronização de cortes, tipo de gado e prazo de entrega nas lojas.
“Mudamos a comunicação e com o tempo conseguimos posicionar a imagem positiva do açougue, com bom custo/benefício. O açougue é um dos setores que mais cresce em faturamento”, afirma Márcio Sandolin, gerente de marketing da rede Enxuto.
Fonte: Redação