Por Ana Luiza de Carvalho
A plataforma de comércio eletrônico Enjoei anunciou ao mercado a aquisição do Elo7, site de vendas especializado em artesanato e produtos personalizados. A companhia não divulgou o valor da operação, mas o diretor-presidente da Enjoei, Tiê Lima, afirma que o valor “não é significativo” e está de acordo com a meta de reduzir o consumo de caixa.
De acordo com o executivo, a compra do Elo7 “busca acelerar o plano de breakeven de caixa” e representa uma oportunidade de crescimento da carteira de vendedores profissionais. Tiê Lima afirma que parte relevante dos vendedores do Enjoei usa a plataforma como fonte de renda principal ou extra e por isso são chamados de profissionais.
Uma outra parcela é a dos chamados vendedores pontuais ou ocasionais, que cadastram itens para venda com menor regularidade. “Esses dois grupos crescem de maneiras distintas e com estímulos diferentes. No pós-pandemia, o que sustentou nosso crescimento mesmo com a redução de investimentos em marketing, foram os vendedores profissionais”, afirma.
Tiê Lima destaca que o Elo7 possui hoje 50 mil vendedores ativos, o que representaria um crescimento de 76% em relação à atual carteira de vendedores profissionais da Enjoei. A companhia aposta também na expansão de categorias com a chegada do Elo7— hoje o Enjoei recebe anúncios de produtos como móveis, eletrodomésticos, computadores e livros.
O diretor-presidente, porém, afirma que o movimento não se trata de um distanciamento do varejo de moda, carro-chefe da plataforma. “A compra do Elo7 é uma combinação de sortimentos de produtos únicos, e nossa tese é baseada em sortimento, ter mais produto para vender mais, e com ampliação da base de vendedores isso vai continuar acontecendo”, afirma Tiê Lima.
A expectativa é de que os seis primeiros meses representem a captura de sinergias em logística e meios de pagamento, além de ser o período para “ajuste de políticas comerciais mais coerentes” visando a rentabilidade.
A Enjoei chegou a anunciar uma aquisição, em 2021, mas a operação não se concretizou. A companhia havia assinado, em dezembro de 2021, um contrato para comprar a plataforma on-line Gringa. Mas em maio de 2022, a companhia anunciou ao mercado que a operação não havia sido concluída. Na ocasião, a atriz e empresária Fiorella Mattheis, fundadora da Gringa, anunciou que havia tomado a decisão de seguir independente. De acordo com Tiê Lima, a operação não foi concluída “por uma dinâmica de mercado”, mas estava alinhada à proposta de ampliar a plataforma de vendedores.
No primeiro trimestre de 2023, a receita líquida da Enjoei cresceu 17,6% em relação ao mesmo período de 2022, para R$ 35,9 milhões. Já o prejuízo líquido caiu 71%, para R$ 9 milhões.
O Elo7 foi criado em 2008 e, no segundo ano de atividade, contava com 100 mil produtos vendidos e 10 mil vendedores cadastrados, de acordo com informações disponibilizadas pela própria plataforma. Ao final de 2014, o Elo7 já havia realizado três rodadas de investimentos com nomes como Accel Partners, Insight Partners e Monashees. Em 2021, a plataforma adquiriu o site de chás de bebê on-line Lá vem Bebê.