Vice-presidente diz que pessoas estão mais conscientes na hora de decidirem gastos
Com o cenário econômico ainda recessivo e o consumidor cada vez mais “complexo exigente”, o principal desafio do varejo brasileiro é garantir o engajamento do cliente. “É uma renovação contínua de votos”, brincou Danilo Nascimento, vice-presidente da Dotz, maior empresa brasileira de fidelidade do setor, durante palestra promovida nesta quinta-feira pelo Lide Santa Catarina. “As pessoas estão mais conscientes e querem experiências”, complementou o executivo, que apontou também o preço, a identificação com a linha de atuação da empresa e o bom atendimento na ponta como fatores importantes para criar esse vínculo com o público.
Ao avaliar a performance da economia nas últimas décadas, com oscilações do mercado e períodos alternados de inflação e de estabilidade, Nascimento disse que a mudança do comportamento do consumidor nas últimas décadas vem tendo forte impacto no varejo brasileiro. “Prefiro ter uma visão do copo meio cheio, acho que tivemos uma evolução no aspecto da educação, apesar de ainda estarmos longe do ideal”, afirma, referindo-se ao aumento da informação por parte dos compradores, que reflete numa preocupação maior com o planejamento financeiro pessoal.
O vice-presidente da Dotz avalia, no entanto, que o varejo “não está preparado para entender a emancipação do consumidor”. Defendendo que os investidores atuem com visão de longo prazo, Nascimento cita três variáveis importantes para a retomada do crescimento brasileiro: estabilidade política e econômica; equilíbrio fiscal e controle inflacionário e, por fim, a restauração da confiança do consumidor. Entre os fatores considerados relevantes para a evolução do varejo, ele citou “profundo conhecimento do consumidor e capacidade analítica”.
Fundado em 2003, o Lide (Grupo de Líderes Empresariais) é uma organização que reúne empresas, organizações e entidades privadas que fomenta o intercâmbio cultural, amplia a oportunidade de relacionamento e visa estimular a geração de negócios entre seus filiados. No Brasil, o grupo tem mais de 1.700 empresas filiados, que representam cerca de 52% do PIB privado. Em Santa Catarina, são 75 filiados atualmente.
Fonte: ND online
http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/326242-engajar-cliente-e-principal-desafio-do-varejo-diz-executivo-da-dotz.html