Quase metade (46%) dos profissionais ouvidos pela Michael Page acreditam que as empresas onde trabalham não estão preparadas para a transformação digital. Outro dado da pesquisa mostra que três (31%) em cada dez empresas não acompanham a velocidade digital do mercado.
“Essas informações mostram que ainda há resistência por parte das empresas em adotar estratégias e ações que contemplem o universo digital. As companhias que relutarem para atuar no ambiente online não terão muitas alternativas de sucesso”, dispara Genis Fidelis, gerente da Michael Page.
A pesquisa foi realizada em outubro deste ano contando com a participação de 300 executivos de alta e média gerência para entender como as empresas lidam com a transformação digital. O levantamento também procurou saber se as empresas passariam por uma transformação digital nos próximos dois anos. De acordo com 82% dos respondentes, as companhias onde trabalham devem passar por esse processo ante 18% que não acreditam nessa possibilidade.
Maior produtividade
A pesquisa buscou entender se a transformação digital seria capaz de aumentar a produtividade dos profissionais. A maior fatia dos respondentes (27%) acredita no aumento de 50% a 80%. Para outros 26%, essa mudança deve impactar a produtividade entre 30 e 50% enquanto 18% acreditam em impacto superior a 80%. Há um grupo de 15% apostando em aumento total (100%) e outros 11% indicando ganhos de 10 a 30%. Uma parcela de 2% acredita em melhorias de até 10% e, para 1%, nada deve acontecer.
Rotina de trabalho
Outros aspectos foram identificados no levantamento. Nove em cada dez respondentes apostam que a transformação digital mudará sua rotina de trabalho e afirmam também que sua posição não poderá ser substituída por robôs. Os executivos apontaram que as áreas de TI e Marketing lideram a transformação digital nas empresas onde atuam. E, ainda, 58% consideram a área de Digital extremamente importante na companhia.
Fonte: Supermercado Moderno