As empresas brasileiras estão aumentando os investimentos em tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e plataformas de dados. Uma pesquisa, realizada pela Zebra Technologies, mostrou que, em 2019, o investimento médio dessas organizações foi de US$ 6,1 milhões, 45% a mais do que no ano passado.
Para os estudiosos, o crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo varejo, mostrando que o Brasil está acompanhando a tendência mundial. “As empresas investem em novas tecnologias, como a IoT, para otimizar custos e buscar mais eficiência operacional”, explicou Alessandro Matos, diretor geral e vice-presidente para a América Latina da Zebra Technologies.
Durante a pesquisa, foram entrevistados 950 tomadores de decisão de TI em empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, México, Brasil, Índia, China e Japão. Cada companhia foi classificada em um ranking de inteligência, levando em consideração critérios como visão sobre IoT, gerenciamento de dados e capacidade de ação e adaptação a novas tecnologias. As organizações também foram avaliadas em relação à conexão entre mundo físico e digital.
Apesar do Brasil ter apresentado crescimento, Matos afirmou que o número de empresas inteligentes no Brasil ainda é pequeno: 18%, ou 10% a mais do que em 2018.
“O cenário político e financeiro, com baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), e as altas taxas impedem as empresas de investir em novas tecnologias”, acrescentou o especialista. “Por outro lado, há uma demanda na adoção de novas soluções no Brasil. E há muito mercado para isso, pois as empresas, até mesmo as multinacionais, precisam se renovar.”
A pesquisa descobriu, ainda, que 70% das organizações dos países avaliados já iniciaram seus processos de transformação digital. Além disso, 885 dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar os investimentos em IoT.
Fonte: CIO