A igualdade de gêneros é tema de grandes discussões atualmente, sendo o engajamento de lideranças empresariais fundamental para apoiá-las nessa luta. As marcas perceberam a força que esse assunto está tomando nas rodas de conversa entre amigos e nas redes sociais e vêm utilizando o empoderamento feminino em suas ações como forma de demonstrar apoio a essa mudança que ocorre na sociedade.
Mais do que falar sobre mulheres, essas ações precisam valorizar todos os aspectos que envolvem a quebra de hábitos machistas, como por exemplo, os salários mais baixos e comunicação excludente. As mulheres representam, em média, apenas 35% da força de trabalho global. Apesar de no último ano, 1,8 milhão de empresas nacionais fecharem, o empreendedorismo feminino tem crescido em todo o mundo e as brasileiras estão entre as campeãs nessa competição, tendo sua taxa de sobrevivência maior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Entre os produtos voltados a elas, muitos estão revendo sua forma de dialogar sem tratar assuntos femininos como algo fútil. “Direcionamos nossa estratégia para as mulheres em torno de 30 anos e queremos mostrar que ela pode ser e fazer tudo o que quiser. É uma pessoa que hoje vive um ritmo intenso, sendo responsável pelo lar, pelos filhos e ainda trabalha fora. Vamos falar para ela, que precisa de uma marca que compreenda o novo estilo de vida, sem perder a essência feminina”, conta Maria Gandini, Gerente de Comunicação da Activia, em entrevista ao Mundo do Marketing.