Destaques Perspectivas e Oportunidades 3 de fevereiro de 20203 de fevereiro de 2020 aplicativos de supermercado, e-commerce, varejo online Alcance de aplicativos de compras e presença maior de supermercados no ambiente online são os principais indicadores Nos próximos cinco anos, o e-commerce dos supermercados brasileiros deve triplicar e os motivos para essa ampliação passam pela maior presença das redes no ambiente online assim como o crescente uso de aplicativos de compras. Atualmente, a participação das vendas online no comércio brasileiro é pequena se comparada a outros países, chegando a 5%, contra 30% na China, 18% no Reino Unido e 11% nos EUA. Porém, de acordo com Carlos Coutinho, sócio da consultoria e auditoria PwC Brasil, nos últimos quatro anos a participação do comércio online no varejo mais que dobrou. Já o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, aposta que esta participação dobre nos próximos anos. Segundo o presidente da SBVC, no segmento de supermercados, junto com drogarias e empresas de material de construção, a principal expectativa é de que as grandes empresas de seus respectivos setores entrem mais forte nas vendas online para que a participação do e-commerce atinja novos patamares no período previsto. Além disso, aplicativos de compras surgem como alavanca para o crescimento do e-commerce no Brasil já que um dos principais players, o iFood, pretende chegar ao final do primeiro semestre de 2020 com mil supermercados cadastrados para o serviço de entrega das compras, que hoje abrange cerca de 200. Por outro lado, a B2W, empresa de comércio eletrônico, adquiriu recentemente a plataforma de e-commerce Supermercado Now. Apesar das previsões positivas no varejo online, os principais desafios ainda respondem pela logística e segurança das entregas.
Fonte: Apas