Entre as 70 empresas listadas como as maiores varejistas do e-commerce brasileiro, 35 tiveram uma expansão acima da média do setor (7,4%), além disso, outras 4 empresas apresentaram crescimento acima de 100%. O estudo foi realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Ainda de acordo com o levantamento, embora o e-commerce brasileiro esteja bastante consolidado, as vendas online representaram 3% do faturamento total do varejo nacional em 2016. As 70 empresas citadas na pesquisa movimentaram R$ 33,584 bilhões, o equivalente a um pouco mais de 75% das vendas totais do e-commerce brasileiro. Os 10 maiores e-commerces do país somaram um faturamento de R$ 26,717 bilhões, o equivalente a 60,17% das vendas de e-commerce em 2016.
A empresa líder em crescimento foi a rede supermercadista Comper, cujas vendas online foram de R$ 242 milhões, o que representa 5% do faturamento total do grupo e um volume que coloca a varejista na 19° posição entre os maiores e-commerces do pais. A segunda colocada em expansão foi a rede de artigos para animais de estimação, a Petz, que avançou 252,47% no ano e se colocou na 65° posição entre as maiores varejistas online. Já a terceira colocada em expansão foi o Grupo Trigo, do setor de alimentação, com expansão de 227,78%.
Ranking Maiores E-commerces do Brasil e Crescimento nas Vendas Totais (2016)
1º B2W Digital (100%)
2º Via Varejo (13%)
3º Magazine Luiza (24,1%)
4º Privalia (100%)
5º Máquina de Vendas (30%)
6º Grupo Netshoes (100%)
7º Dell Computadores do Brasil (Não divulgado)
8º Fast Shop (40,1%)
9º GFG LatAm-Dafiti (100%)
10º Polishop (36%)
Fonte: GiroNews