Por Amanda Lucio | As vendas durante a semana do Dia dos Namorados, entre 6 e 12 de junho, registraram um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O varejo presencial teve um aumento de 4,1%, enquanto o e-commerce se destacou com um crescimento de 15,5% no faturamento.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, o calendário deste ano favoreceu o resultado. “No ano passado houve um feriado, o que geralmente leva ao fechamento de parte do comércio, bem próximo ao Dia dos Namorados. Em 2024 a situação não se repetiu, ajudando as vendas”, afirmou.
Entre os setores, o segmento de óticas e joalherias foi o que mais se destacou, com um aumento de 19,1%. Outros setores também tiveram crescimento:
- Móveis, eletrodomésticos e departamentos (+12,3%);
- Cosméticos e Higiene Pessoal (+9,6%);
- Turismo e Transporte (+6,5%);
- Supermercados e Hipermercados (+5,0%);
- Varejo Alimentício Especializado (+4,3%).
Desempenho Regional
Considerando apenas as vendas presenciais, as regiões Sul e Nordeste lideraram o crescimento, com aumentos de 5,1% e 5,0%, respectivamente. Seguindo de perto, estão as regiões Norte (+4,4%), Centro-Oeste (+3,8%) e Sudeste (+3,7%).
Todas as unidades federativas apresentaram crescimento nas vendas. O Rio Grande do Sul foi o estado com a maior variação positiva, alcançando 11,4%. Outros estados com resultados significativos foram:
- Pará (+6,4%);
- Bahia (+5,3%);
- Rio de Janeiro (+5,0%);
- Distrito Federal (+4,9%);
- Minas Gerais (+4,3%).
Esse desempenho positivo reflete a recuperação do consumo em diversas áreas do país, impulsionado tanto pelas vendas online quanto pelas lojas físicas, que aproveitaram o aumento do movimento durante a semana dos namorados.
Fonte: E-Commerce Brasil