Para ter sucesso no varejo online, é preciso pensar além das vendas pela internet e oferecer melhores experiências aos consumidores
Por Redação
A pandemia acelerou a transformação do varejo. Houve uma explosão do e-commerce no Brasil. Em 2020, o setor cresceu 74% no país, segundo dados da Câmara Brasileira da Economia Digital, e ganhou mais de 7 milhões de novos consumidores, de acordo com o relatório WebShoppers.
Varejistas correram para o digital para garantir visibilidade, acessibilidade e vendas durante o isolamento social. Um relatório da EY mostra que nos EUA, foram investidos US$ 10 bilhões na digitalização do varejo, entre parcerias, aquisições e criação de lojas digitais.
Assim como a transformação digital é diferente de digitalização, criar uma experiência positiva de compra digital é diferente de simplesmente colocar produtos à venda na internet. A análise da EY é que parte dos investimentos foram para melhorar a experiência do consumidor, mas uma outra fatia relevante do dinheiro foi aplicada às pressas na adaptação forçada ao ambiente online.
Segundo os analistas da EY, para ter sucesso no e-commerce, é preciso pensar maior do que o e-commerce. A principal questão que os varejistas devem se perguntar não é: “Quais investimentos em comércio eletrônico eu preciso fazer?”, mas sim: “Qual experiência do consumidor eu preciso oferecer?”.
A experiência do consumidor está evoluindo rapidamente de um processo transacional na loja para um modelo “enraizado em relacionamentos profundos, contínuos e enriquecedores”. Entram nessa rota tendências como o Social Commerce e a criação de comunidades fortes com os consumidores.
A logística também é ponto central na experiência do consumidor do varejo. De acordo com os dados da EY, 79% dos consumidores não toleram atrasos ou entregas demoradas quando fazem compras online.
Fonte: The Shift