Apesar do atual cenário econômico, o segmento de e-commerce se mantém em progresso, de acordo com o relatório SpendingPulse, indicador de varejo da Mastercard. O estudo revela que o setor cresceu 15% entre janeiro de 2016 e 2017 e as vendas no canal aumentaram 17,8% nos últimos três meses, o mesmo crescimento obtido no último trimestre do ano anterior.
Além disso, o estudo evidenciou que, no setor comércio eletrônico, a categoria de eletrônicos superou o desempenho médio do canal, enquanto móveis, vestuário, hobby & livrarias e produtos farmacêuticos se mantiveram abaixo do crescimento global do e-commerce.
No entanto, o relatório aponta também que as vendas totais no Varejo, exceto automóveis, materiais de construção e restaurantes, apresentaram queda de 2,2% no mês de janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com os sucessivos declínios do segmento, existem indícios de um crescimento de gastos. Conforme a pesquisa, as vendas caíram 3,3% nos últimos três meses comparado ao primeiro trimestre de 2016, acima da queda anual de 4,6% registrada no final do ano passado.
“O ambiente econômico ainda é desafiador, com um mercado de trabalho sem perspectivas de melhoras e queda da confiança dos consumidores”, afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisas econômicas da Mastercard Advisors. “Esperamos uma queda contínua das vendas no varejo, mas há indícios de que a perspectiva esteja finalmente dando sinais de melhora”, finaliza.
Confira outros dados elencados pela pesquisa:
Categorias de destaque no varejo: vestuário, farmacêuticos, materiais de construção e artigos de uso pessoal/doméstico, superaram as vendas totais do setor varejista.
Restaurantes: o novo segmento incluído no indicador SpendingPulse registrou uma queda de 8,5% em relação a janeiro de 2016.
Regiões Brasileiras: o Sudeste obteve um desempenho acima da média (-1,5%), enquanto Norte (-4,5%), Centro-Oeste (-3,0%), Nordeste e Sul (-3,3%) se mantiveram abaixo do registrado.
Fonte: E-commerce News