Com 38 anos de atuação no estado do Rio de Janeiro, completados em setembro, e 53 lojas em operação, a Drogaria Venancio tem como meta encerrar 2017 com sete novos pontos de venda, totalizando 60 unidades. Do total, quatro já estão em obras e três em negociação. Para 2018, o objetivo é abrir mais dez lojas. As inaugurações mais recentes ocorreram em setembro em Nova Iguaçu (RJ).
“Apostamos em lojas com conceitos diferenciados para nos destacar. Para isso, buscamos valorizar os imóveis – próprios e que representam 60% do patrimônio da empresa – como foi o caso da nossa megastore em Copacabana”, comenta o presidente e fundador Armando Ahmed. “Com poucas lojas fazemos frente às gigantes”, salienta. A loja, com 1.500 m², é inspirada em grandes redes estrangeiras como Wallgreens, CVS e Duane Reade. O conceito é oferecer saúde, beleza e bem-estar, investindo na experiência do cliente e na tecnologia. Para isso, em dois andares estão expostos mais de 30 mil itens. A megastore conta com espaços para serviços como aplicação de injetáveis, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, análise de parâmetro fisiológico, análise de composição corporal, colocação de brinco, entre outros. No espaço denominado Beauty Studio, que funciona como uma espécie de camarim, os clientes podem experimentar produtos com atendimento de dermoconsultoras.
Hoje, a Venancio é uma das maiores redes de farmácia do país e a maior em faturamento por loja, por metro quadrado de loja, por funcionário e por cliente, segundo o ranking da Abrafarma. Além do município do Rio, possui lojas em Niterói e Baixada Fluminense. Em fevereiro, começou a operar por completo o Centro de Distribuição da empresa, em Duque de Caxias, que tem capacidade para atender mais de 200 lojas.
A rede também conta com projetos sociais como o Saúde na Praça, que oferece exercícios físicos gratuitos para centenas de idosos nos bairros da Tijuca, Barra da Tijuca, Largo do Machado e Copacabana. Outro destaque é a Blitz da Saúde, que disponibiliza serviços de saúde gratuitos, como aferição de pressão e medição de glicose, nas lojas da rede. Em 2017, o programa já atendeu mais de 50 mil pessoas.
Fonte: Panorama Farmacêutico