Está avançando rapidamente na França um novo nicho para ser explorado pelos supermercados: o drive pedestres. O conceito está baseado no Omnichannel, no sentido que os clientes podem fazer seu pedido e pagamento online, e retirar em sua loja de proximidade mais próxima, a pé.
Com isso, os consumidores podem ter acesso a uma variedade muito maior que a oferecida pelos supermercados de proximidade, de forma rápida, sem pagar mais por isso.
Observa-se, por exemplo, pedidos com mais produtos bio/orgânicos, que é uma tendência do publico mais jovem, os maiores consumidores deste novo formato: são jovens com menos de trinta anos, ou em torno de, solteiros, que moram próximo a loja, e que buscam suas compras em carrinhos de supermercados ou mochilas, suas compras de menor volume (mas é o que se é esperado dos supermercados de proximidade, nas calçadas dos grandes centros urbanos, sem estacionamento, tendo, portanto, tudo a ver com o conceito de loja).
Contribui para a rapidez para o consumidor o fato de que a mercadoria já está paga, e, para que ela esteja disponível rapidamente para ele na loja (no mesmo dia inclusive, pode estar em até três horas após o pedido, e o consumidor pode escolher o horário para buscar em uma grade de 2 em 2 horas, por exemplo), as redes chegam a abastecê-las até oito vezes ao dia, o que comprova que um dos diferenciais e desafios para a integração do comércio online e offline é a gestão da logística e distribuição, fazendo a mercadoria chegar rapidamente á disposição do consumidor, com custos baixos.
Faz muito sentido e, em muitos bairros, considerando o perfil do publico de proximidade, com certeza deve haver por aqui também uma demanda considerável. Tudo isso (rapidez na entrega e na compra, acesso a maior variedade aos mesmos preços das lojas) vai de encontro às novas demandas dos consumidores e de seu comportamento de compras.
Por isso, já há na França 25 pontos de drive pedestres, de empresas do calibre de Carrefour, Intermarché, Auchan, Leclerc e Cora. Isto pode indicar que não se trata de um piloto ou aposta, mas sim de opinião já formada e decisão de implantação sacramentada.
Fonte: Ciência do Varejo