Movimento dá robustez à omnicanalidade; objetivo é levar modelo de distribuição para oito Estados e Distrito Federal, onde a marca atua hoje
Por Redação
O formato de dark store é a aposta do Grupo DPSP para fortalecer a presença dos canais digitais nas suas vendas. O modelo funciona como um centro de distribuição menor e mais próximo do cliente, com operação exclusiva para armazenamento, separação e envio de produtos comercializados online. O projeto, lançado neste ano, conta com três unidades em funcionamento, localizadas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. “A próxima inauguração será no Paraná, prevista para este semestre. A DPSP está presente em oito estados e no Distrito Federal e o objetivo é levar as dark stores para todas essas praças”, revela Leandro Rocha, gerente executivo de Negócios Digitais e CRM do Grupo, com exclusividade ao Jornal Giro News. “A implementação do formato dependerá da maturidade do canal digital na localidade.” Hoje, as vendas online têm uma participação de 7% no negócio.
E-commerce Dispara 300%
De acordo com Rocha, as dark stores visam atender a um crescimento já registrado no online, que deve se intensificar futuramente, devido à contínua integração entre os mundos físico e digital. “Esse canal teve um salto expressivo nos últimos dois anos. Nossas vendas online aumentaram mais de 300% em 2020 e a aceleração do digital virá ainda mais forte nos próximos anos. Há um potencial de crescimento de duplo dígito para os próximos meses”, confidencia. O formato entrou no radar do Grupo DPSP há dois anos e sua implantação foi acelerada pela pandemia. O piloto partiu de uma loja que seria fechada no estado mineiro e foi transformada para atender aos pedidos feitos nas plataformas da companhia.
Investimentos em Expansão
Com sortimento completo do e-commerce e das lojas, o projeto viabiliza duas modalidades de delivery: expresso e para entregas maiores, com prazos ampliados. As redes operam em parceria com os apps Rappi e iFood. “Para a entrega em dois dias, de 60% a 70% dos pedidos passam pelas dark stores”, explica o executivo. Hoje, as bandeiras Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco somam 1.400 lojas. Segundo Rocha, os maiores ganhos vêm dos clientes que acessam os canais físicos e digitais. “Percebemos uma maior frequência de compra e gasto médio do cliente omnichannel.” Por isso, os investimentos da DPSP se estendem às lojas, direcionando recursos para expansão, tecnologia e aprimoramento da jornada de compra.
Fonte: Giro News