Grupo BK Brasil quer aproveitar o momento de retomada da vida social que começa a se desenhar em 2022 de forma mais consistente e colocar em marcha seu plano de expansão
Por Raquel Brandão
O grupo BK Brasil, dono das redes de fast food Burger King e Popeyes, quer aproveitar o momento de retomada da vida social que começa a se desenhar em 2022 de forma mais consistente e colocar em marcha seu plano de expansão. Depois de abrir 40 lojas em 2021, o objetivo é abrir de 70 a 90 novas unidades neste ano.
“Em 2021, a gente abriu 40 restaurantes, um número bem expressivo, mas com toda responsabilidade na administração de caixa. Olhando para 2022, é reaquecer o ritmo”, disse o presidente da BK Brasil, Iuri Miranda, em teleconferência de resultados. “Vocês vão ver a gente entrando no mercado de frango em outros Estados esse ano”, acrescentou, citando a expansão da rede Popeyes, que começou a operar no país há três anos. Em São Paulo, segundo a companhia, a marca já é a terceira na preferência dos consumidores de fast food.
Embora não tenha adiantado regiões para as quais o grupo deve olhar neste novo ano, Miranda afirmou que a administração da empresa enxerga “potencial de investimento em todo território nacional”.
Entre os modelos, o formato free standing, como são chamadas as lojas de rua com drive-thru, deverá ser o majoritário nas aberturas de novas unidades da marca Burger King.
Miranda e Gabriel Guimarães, diretor financeiro do grupo, destacam que esse foi uma dos modelos de loja de maior eficiência durante a pandemia e que continua a trazer “surpresas positivas” mesmo com a retomada do tráfego. Ainda assim, a empresa destacou que parte importante do avanço de 17,9% na receita líquida do quarto trimestre foi puxada pelo maior fluxo de pessoas nos shoppings centers.
Os executivos também afirmaram que os formatos alternativos, como a dark kitchen (exclusiva para atender os pedidos de delivery), criada no ano passado, e lojas somente de drive-thru, são boas oportunidades de crescimento e devem estar nos planos de expansão.
Fevereiro
O grupo está vendo melhora sequencial no tráfego e nas vendas de suas lojas. “Fevereiro foi um dos melhores em termos comparáveis dos últimos três a quatro meses”, disse Miranda.
Os números do quarto trimestre já refletiram a retomada da vida fora do lar. A receita líquida cresceu 18% e as vendas em mesmas lojas no Burger King foram 9,9% maiores e 23,2%, no Popeyes. Agora, a empresa espera que essa melhora operacional ganhe tração em 2022 e ajude a retomar os níveis de rentabilidade.
Em 2021, a empresa teve margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 7,4%, ante -2,5% de 2020 e 14,9% de 2019. “Na margem Ebitda, enxergamos uma forte de recuperação em relação a 2020 e 2021, com efeitos de custos que já impactaram completamente o negócio. Acreditamos que em 2023, devemos ver margens Ebitda em níveis mais próximos ao pré-pandemia”, disse Miranda.
Uma das alavancas da margem em 2021, foi a gestão de custos e despesas da companhia. A digitalização de muitos processos fez com que parte importante na despesas vendas e com pessoal recuasse. Neste ano, a companhia quer seguir nesse processo, mas a administração da companhia também já vê maior pressão vinda da linha de salários. Por causa da inflação mais baixa em 2019 e 2020 e das políticas de preservação de empregos, as despesas com salários foi menor. Agora, a aceleração da inflação já é sentida nos dissídios, que devem mitigar os efeitos de gestão de gastos.
Ainda assim, a empresa está confiante. Segundo Guimarães, existe uma grande expectativa de que, no momento que o tráfego volte a patamares próximos do pré-pandemia, o incremento do tíquete médio, que tem sido trazido por preço e mais itens na bandeja, venha a contribuir para o crescimento de mesmas vendas acima do atual.
“Tudo que tem sido feito em revenue manegment [metodologia de gestão de receita] com dado e com inteligência tem sido absorvido razoavelmente bem pelo consumidor. Conseguimos repassar preço e recuperar margem sem perder participação de mercado”, disse.
Fonte: Valor Econômico