A Squadra Investimentos desistiu de levar o Grupo Uni.co, dono das marcas Puket e Imaginarium, para a Bolsa.
A gestora, que é dona de 100% do Uni.co, havia protocolado em outubro o registro para realizar uma oferta inicial de ações (IPO), mirando levantar recursos para financiar a expansão da empresa e também uma saída parcial de seu investimento.
O Grupo Uni.co contava com a popularidade das marcas para atrair o pequeno investidor de varejo, mas, segundo fontes, o papel não teve a demanda esperada. Diferentemente das grandes ofertas, que contam com a participação de vários bancos, a do grupo Uni.co foi coordenada exclusivamente pela XP — num formato similar ao da Priner, empresa de serviços industriais que estreou em fevereiro com uma oferta de apenas R$ 200 milhões.
Procurado, o grupo afirmou que “não desistiu do IPO, mas apenas suspendeu o plano por ora, e que está analisando novas oportunidades no mercado além do IPO”.
Segundo fontes, a empresa segue no plano de expansão, mirando fusões ou aquisições. O plano é adquirir mais três ou quatro marcas e multiplicar por cinco o faturamento, o que poderia acontecer num horizonte de dois anos.
Com 445 lojas, majoritariamente em formato de franquias em shopping centers, as marcas do grupo tiveram uma perda de receita da ordem de 37% nos primeiros nove meses do ano em função da pandemia, encerrando o período com R$ 103,7 milhões de receita líquida ajustada.
Além de Imaginarium, de presentes, e Puket, de meias e pijamas, o grupo é dono da Mind (decoração) e da Love Brands (franquia multimarcas). No radar da Uni.co, redes de franquias nas áreas de bolsas e acessórios, varejo geek, vestuário infantil e moda íntima feminina.
Fonte: O Globo