Por Adriana Mattos e Monica Scaramuzzo | A Zamp, master franqueada e operadora no país do Burger King e Popeyes, negocia acordo para adquirir a licença de operação da Starbucks no Brasil junto à matriz americana, em conversas que se iniciaram em dezembro de 2023, apurou o Valor. Além da empresa, outras duas cadeias de restaurantes sondaram representantes da rede de cafeterias na sede, em Seattle, para verificar espaço para algum acordo.
Sócio da Zamp, o fundo árabe Mubadala estaria em conversas diretas com a rede americana, afirmou uma fonte. A ideia é pegar o contrato de licenciamento.
Outra pessoa a par do tema afirma que, em paralelo, há contatos também para a venda da operação da Starbucks no Brasil que ainda está nas mãos da SouthRock Capital, empresa que foi master licenciada da cadeia no país de 2018 a 2023, e que pediu recuperação judicial em novembro por conta de dívidas totais de R$ 1,8 bilhão.
“A ideia é tentar um acordo lá fora e, então, amarrar algo por aqui”, diz uma pessoa com conhecimento das conversas. “Até porque, obter a licença e manter as lojas com a Southrock, nessa situação de operação deteriorada como eles estão, seria um ‘deal’ meio ruim para quem entrar”, acrescentou.
Segundo o plano de recuperação judicial, protocolado em 9 de fevereiro na Justiça de São Paulo, são 135 lojas em operação, e foram fechadas cerca de 55 lojas ao longo de 2023, que operavam de forma deficitária, e ainda foi feito um corte de 20% da equipe administrativa diretamente ligada à marca.
No atual plano em negociação com credores da SouthRock, está em discussão a criação de UPI, as chamadas “unidades produtivas isoladas” concebidas especialmente para a alienação dos negócios, que pode ocorrer via leilão, mas caso a empresa obtenha uma proposta pela operação, pode levar aos credores e à Justiça. E esta seria a ideia de Kenneth Pope, fundador da Southrock, a depender dos valores a serem oferecidos, apurou o Valor.
Uma terceira fonte próxima da negociação afirma que as conversas entre Zamp e a matriz da Starbucks avançaram nas últimas semanas. A Zamp chegou a analisar, anos atrás, trazer a marca de cafés e donuts Tim Hortons ao Brasil, que pertence à empresa RBI, também sócia da Zamp.
A complexidade da operação, por envolver marcas que estão em recuperação judicial e a má gestão da SouthRock, tem sido um empecilho para que as negociações sejam concluídas rapidamente, segundo fontes.
Fonte: Valor Econômico