Carros autônomos já são uma realidade presente. Após a Tesla lançar seu modelo nos últimos anos, muitas empresas trouxeram a mesma tecnologia em versões cotidianas. Este é o caso da Domino’s Pizza. A marca sairá na frente em relação a concorrência do business de fast food americano.
Com a intenção de manter o controle sob todo o processo de entrega de suas encomendas e, para concorrer com o serviços terceirizados como o Uber Eats, em parceria com a startup Nuro, a gigante das pizzas vai investir em veículos autônomos para o seu sistema de delivery.
O teste de usabilidade dos veículos terá início em Houston, cidade do Texas nos Estados Unidos. O automóvel, nomeado de R2, é customizado e foi feito especialmente para a entrega de itens de primeira necessidade.
O foco é desenvolver uma plataforma amigável e intuitiva, para que o cliente se acostume aos poucos. A empresa também não pensa em extinguir as entregas convencionais. A nova tecnologia fará parte de um plano de otimização, que conseguirá resolver o excesso de demanda durante dias de grande movimento e números de pedidos.
Como funcionará
Através de um código único gerado pelo aplicativo ou site, o consumidor poderá abrir o compartimento que carrega seu pedido. Todo o processo será online. Segundo a marca, dos consumidores que foram ouvidos, a maioria disse ter a vontade de experimentar um sistema de veículos autônomos.
Todos que optarem por este tipo de entrega, terão acesso pelo aplicativo ao rastreamento da entrega e ao tempo estimado. Uma função que atualmente é disponível nos aplicativos de terceira via que operam legalmente nos Estados Unidos.
Barreiras legais
O uso de carros autônomos ainda não é legalizado federalmente em todo o país. É uma pauta em discussão que deve ter sua aprovação em breve, ainda mais com o grande interesse de grandes companhias de investir neste modelo de negócio que tem se mostrado uma alternativa inovadora para resolver vários problemas corriqueiros.
Com a possível futura aprovação legal destes veículos, a Domino’s espera sair na frente e já possuir um modelo de negócio pronto para uma implantação em todo o território americano. Neste cenário, será possível obter todo o controle do delivery e um maior processo de vistoria da qualidade dessa jornada.
Fonte: Novarejo