Além de lidar com novos perfis de público-alvo, as franquias vêm se adaptando para receber cada vez mais franqueados da geração Y. Mais conhecida como geração “millennial”, ela é composta por pessoas nascidas no início da década de 80 e meados da década de 90. Criados na era da tecnologia, empreendedores de 18 a 37 anos vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de Franchising, tornando-se donos do próprio negócio. Por terem fácil acesso às informações e estarem conectados constantemente, este tipo de empreendedor busca dados, analisa o cenário e sempre leva em consideração os valores de uma determinada rede antes de ingressar no negócio. Foi assim com o franqueado do Divino Fogão em Goiânia, Wilton Lazaro Ferreira Filho, de 26 anos.
Formado em Administração de Empresas pela PUC de Goiás, Wilton trabalhava como supervisor de vendas em uma empresa multinacional. Quando foi demitido, decidiu que gostaria de dar outro rumo à carreira profissional. Aceitou o desafio e assumiu uma loja do Divino Fogão em Goiânia, no primeiro semestre de 2017. “Não tinha nenhuma experiência com empreendedorismo, mas sempre busquei obter conhecimento sobre o assunto. Por isso, sempre fiz muitas análises, pesquisas e planejamentos antes de investir em um negócio próprio. Assumi uma loja de repasse do Divino Fogão em junho de 2016, após estudar bastante sobre a atuação da rede no mercado nacional e me identificar com o trabalho desenvolvido pela franquia, além dos valores e a visão da marca, comandada por Reinaldo Varela”, revela o franqueado.
Em parceria com outros sócios, Wilton opera a loja e efetua a gestão da equipe diariamente, equipe esta que passou por alterações e hoje presta um trabalho de qualidade aos consumidores da marca. “A experiência tem sido muito válida, pois estamos falando de algo completo, já que atuo em todas as áreas dentro da loja, desde o planejamento estratégico até as funções de RH. O principal desafio foi formar uma equipe focada, motivada e que gere bons resultados à unidade. Hoje, a loja conta com colaboradores que tem uma performance fantástica. Além disso, após assumir toda a operação já conseguimos aumentar o faturamento, registrando um crescimento mensal que varia de 8% a 12 %”, comenta o franqueado.
Para o diretor de operações, Emiliano O. Da Silva, a geração millennial conta com pessoas mais tecnológicas e atuantes, que estão inteiramente dispostas a colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. “Eles dominam grande parte das novas tecnologias que contribuem tanto na atividade da franquia quanto em outras questões, auxiliando de forma efetiva na administração do negócio. Franqueados desta geração buscam agilidade nas transações e adaptam, sempre que necessário, produtos e serviços para uma nova realidade de consumo. Acompanhar tendência e buscar inovações tornam-se premissas básicas para eles”, explica Silva.
Com 184 unidades em operação, o Divino Fogão conta com outros franqueados millennials, que atuam na gestão direta da loja após receber o mesmo treinamento concedido aos demais empreendedores. A marca conta também com franqueados que abriram unidades quando estavam na faixa dos 20 anos e que, hoje, estão na rede há mais de 10 anos. “Ouvimos sempre as orientações e a visão desta geração mais nova e digital, o que tem contribuído diretamente no desenvolvimento da rede como um todo, na identificação com novos perfis de público da marca e na inovação constante de uma franquia que atua há 23 anos no mercado de Franchising. Atualmente, 20% da rede é composta por franqueados desta geração”, finaliza o diretor de operações.
Fonte: Jornal do Dia