O acesso a canais digitais de venda tem sido fundamental para as empresas que, no atual período de isolamento, precisam de alternativas ao atendimento presencial que até agora predominava em seus negócios. Diferentes iniciativas auxiliam, de forma solidária, empreendedores a fazerem essa transição.
A Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) e a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), por exemplo, lançaram o programa ‘Apoie o Pequeno’, que permite a criação de uma loja virtual de forma fácil, rápida e gratuita no www.apoieopequeno.com.br. Os empreendedores poderão comercializar seus produtos e serviços utilizando a tecnologia da Loja Integrada, plataforma de e-commerce do grupo VTEX. O programa fornecerá benefícios exclusivos aos lojistas que criarem sua loja virtual no portal ‘Apoie o Pequeno’.
A iniciativa, que pretende fortalecer o pequeno varejista, tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Associação Brasileira da Industria Têxtil – Abit, Sinditextil, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC, Comitê de Varejo Couromoda, Conselho de Inovação da Associação Comercial de São Paulo, Associação Brasileira dos Lojista Satélites – Ablos entre outras entidades relevantes ligadas ao setor de varejo.
Segundo Marcos Andrade, presidente da Abiesv, e também CEO da Expor Manequins, o projeto tem como objetivo dar a oportunidade de sobrevivência ao pequeno varejista ausente do e-commerce. “Os negócios menores, em média, só têm 12 dias de caixa pra fazer frente aos compromissos”, informou, em nota.
A Zoop, fintech que oferece soluções financeiras, começou nesta semana a realizar uma série de lives gratuitas com especialistas do setor de meios de pagamento e empreendedores de sucesso, transmitidas no canal do Youtube da empresa.
“Esse novo projeto é uma extensão do que estamos fazendo dentro de casa, oferecendo soluções criativas para nossos parceiros que tiveram suas vendas afetadas pela necessidade isolamento social. Queremos impactar com informação de qualidade o maior número de pessoas que hoje dependem da tecnologia de pagamentos para manterem suas empresas funcionando”, explica Fabiano Cruz, CEO da Zoop.
Fonte: Valor Econômico