O segredo para uma sucessão bem sucedida em uma empresa? Para a Hope, a resposta é preparação. A empresa foi fundada em 1966 pelo empresário Nissim Hara e em 1999 suas três filhas, Sandra Hara Chayo, Daniela Hara Chammah e Karen Hara Sarfaty, decidiram entrar na administração da empresa. Nesta terça-feira (25/06), Sandra participou do evento de premiação das Melhores Franquias do país, realizado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com a Serasa Experian.
“Naquele momento, entrar no negócio foi uma necessidade. A Hope não era onde eu sonhava em trabalhar, queria trabalhar com design de moda”, conta Sandra, hoje diretora de marketing e estilo da empresa. “Resolvemos então transformar a Hope em um negócio em que a gente gostaria de trabalhar”.
O primeiro passo para tornar a Hope o emprego dos sonhos foi trabalhar no posicionamento. Apesar de forte no mercado, a marca era quase uma “commodity”, de baixo valor agregado. Isso envolveu investimentos em estilo, marketing e, por último, canais de distribuição. Um marco dessa mudança foi 2006, quando a empresa entrou no mercado de franquias. Atualmente, o grupo tem três marcas (Hope, HOPE Resort e Bonjour Lingerie), mais de 190 franquias no Brasil e representantes em 18 países.
Conforme as mudanças estratégicas deram certo, as filhas ganharam confiança de si próprias – e do fundador da empresa. “A gente tende a achar que nossos filhos são crianças, que não sabem o que estão fazendo, mas meu pai sempre foi muito corajoso”, diz Sandra. Desde a entrada das filhas na empresa, a família prepara a sucessão. “É importante dedicar tempo. Eu e minhas irmãs fizemos cursos de sucessão”, diz Sandra. “Muitos só começam a pensar nisso quando morre o fundador”.
Uma decisão importante na sucessão foi a profissionalizar a gestão, com um CEO contratado e um conselho consultivo para ajudar a companhia a tomar decisões estratégicas. “Decidimos que nenhuma das três filhas viraria presidente, para evitar disputas de poder”, diz Sandra. Hoje Nissim é presidente do conselho consultivo, e aos 83 anos, vai todos os dias ao escritório. “Ele é um ótimo consultor e ótima inspiração, não só para mim, para minhas irmãs e para o CEO, mas para todos os funcionários e franqueados. Ele sempre tem uma palavra que faz com que eles tenham mais amor pelo negócio”, diz.
Além de pensar na sucessão, foi necessário alinhar as diferentes ideias de Nissim e de suas filhas. “Quando o fundador está na liderança, tudo passa por ele. Vivemos na Hope um momento em que a empresa tem um pouco do perfil do meu pai, um pouco do meu e um pouco das minhas irmãs”, diz Sandra. Nem sempre o alinhamento foi fácil. “Toda mudança gera traumas”, recorda.
Quando a empresa decidiu abrir uma fábrica no Ceará – a empresa foi fundada em São Paulo – ficou meses sem faturamento. Mais tarde, abriu mão do principal canal de distribuição – lojas de departamentos – para dar espaço às franquias. “Não podíamos ter duas lojas em um shopping que vendessem o mesmo produto, e demorou até que conseguíssemos recuperar aquelas vendas”, diz.
Fonte: PEGN