Por Felipe Laurence
Grupo varejista espanhol somou receitas de 7,28 bilhões de euros entre janeiro e dezembro, crescimento de 9,6% sobre o mesmo período de 2021
O Dia registrou prejuízo líquido de 124 milhões de euros em 2022, reduzindo as perdas em 51,7% na comparação anual. O grupo varejista espanhol somou receitas de 7,28 bilhões de euros entre janeiro e dezembro, crescimento de 9,6% sobre o mesmo período de 2021.
“Vemos que 2023 será um ano menos desafiador que o anterior e vamos continuar trabalhando para acelerar o crescimento do grupo Dia”, diz Stephan DuCharme, presidente da companhia, em nota. Ele destaca que inflação e custo impactam a empresa em 2022, mas que conseguiram repassar custos e melhoraram a estrutura da companhia.
Segundo a companhia, as vendas comparáveis, retirando efeitos não recorrentes, cresceram 5,7% no último ano. A empresa, que atua na Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, finalizou 2022 com 5.699 lojas, realizando 128 novas aberturas entre janeiro e dezembro.
No Brasil, as receitas líquidas do Dia chegaram a 890 milhões de euros, crescimento de 10,9% na comparação anual. As vendas comparáveis subiram 7,4%. A empresa fechou 129 lojas no país durante o último ano, finalizando 2022 com 608 lojas no Brasil, em linha com o plano de fechamento de lojas não rentáveis.
A Espanha se mantém como o principal mercado do Dia, respondendo por 61% das vendas líquidas no ano, 4,43 bilhões de euros. Na Argentina, as receitas chegaram a 1,36 bilhão de euros, impulsionada pela inflação, enquanto em Portugal as vendas foram de 596 milhões de euros.
Fonte: Valor Econômico