A despeito da pandemia do novo coronavírus, o grupo espanhol DIA teve crescimento em sua operação no Brasil no segundo trimestre deste ano.
De abril a junho o faturamento nos supermercado da rede aumentou 20% em termos reais (descontada a inflação) na comparação com igual período do ano passado.
O resultado foi alcançado mesmo com o fechamento de 14% de lojas brasileiras. Segundo o Grupo, o fechamento foi estratégico, levando em conta localidades pouco rentáveis. Diversificação de sortimento e progresso na introdução de marca própria foram alguns motivos apontados para a expansão no Brasil.
O resultado veio muito acima do registrado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado do ano até maio – resultado mais recente – as vendas reais do setor aumentaram 5,63%. Em termos nominais (sem descontar a inflação), as vendas acumularam alta de 9,52% em igual comparação.
CRESCIMENTO TAMBÉM EM OUTROS PAÍSES
Somando as operações do DIA no Brasil, Espanha, Portugal e Argentina, o grupo registrou expansão de 6% mas vendas líquidas, alcançando 1,8 bilhão de euros no segundo trimestre.
Sobre os resultados, o presidente do grupo, Stephan DuCharme, afirmou por meio de nota que eles derivam das iniciativas de transformação realizadas até o momento, como a melhoria das operações de supply chain e introdução de produtos frescos.
As vendas online também tiveram participação ativa no período, registrando o dobro de operações em comparação ao primeiro trimestre.
Fonte: Consumidor Moderno