). Houve, contudo, interesse por negócios nas áreas de alimentação, crédito ou seguro, saúde, serviços residenciais, higiene e limpeza e tecnologia.
“No segmento digital, por exemplo, o crescimento foi bastante acelerado”, conta Rodrigues, citando o caso da sua própria franquia, a Guia-se Negócios pela Internet, especializada no marketing digital, e que hoje possui cerca de 100 unidades e presença em 20 Estados. “Durante a pandemia, a Guia-se ativou mais de 30 contratos com novos franqueados, a partir de investimento de R$ 28,9 mil.”
Na avaliação da ABF, são dois os perfis dos empreendedores que buscaram alternativas de renda: os profissionais que perderam o emprego e têm o dinheiro da rescisão, e pequenos empresários que aproveitam a queda dos preços dos aluguéis e a baixa dos juros para abrir novas frentes.
No segmento de alimentação, esse movimento se refletiu na atração de um grande número de interessados. “Chegamos a crescer 100% durante a pandemia”, conta Camila Miglhorini, criadora da rede de comidas saudáveis Mr. Fit, sediada em Cosmópolis, no interior de São Paulo. A Mr. Fit começou a operar em 2014 com 40 unidades e atualmente conta com 376 franquias e representantes em 18 Estados. No ano passado, o faturamento atingiu R$ 45 milhões, e para este ano a estimativa é chegar a R$ 65 milhões. “Nossa expectativa é alcançar a marca de 470 unidades até o final de 2020”, diz Camila.
O investimento inicial é de R$ 6 mil, para quem pode trabalhar em casa e não precisa montar um restaurante para operar. São Paulo e Salvador concentram a maior procura dos franqueados. A receita mínima do franqueado varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.
“Willian Tamara, diretor de marketing e de operações da rede, afirma que de março para cá foram confirmadas 18 novas franquias. “Nossa meta é fechar mais 10 contratos até dezembro, além de ultrapassar a marca de R$ 18 milhões de faturamento total da rede em 2020.”
Redes tradicionais, como a Calçados Bibi, também procuraram aumentar a presença por meio do modelo. Em julho, a indústria calçadista gaúcha abriu em Uruguaiana (RS) sua primeira micro franquia, com investimento inicial, pelo empreendedor, de R$ 90 mil, incluindo instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque e taxa de franquia inclusos.
O modelo foi implantado em loja multimarca que atua com outros produtos infantis. “Nosso plano de expansão da marca visa a implantação de pelo menos dez unidades deste novo formato voltado para lojistas multimarcas que atuam no segmento infantil em cidades do interior, com até 100 mil habitantes”, diz Andrea Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi.
Com faturamento em torno de R$ 132 milhões em 2019, a empresa conta com um quadro de 1,2 mil pessoas na área industrial e 600 na administrativa e comercial. “Esperamos crescer 15% este ano nas vendas pelo canal digital”, diz.
Fonte: Valor Econômico