A maioria (72%) dos brasileiros utilizam aplicativos e sites de e-commerce ao menos uma vez por semana, de acordo com pesquisa realizada pelo Groupon. Descontos são o principal motivador (apontado por 69% dos entrevistados) para a realização das compras on-line por parte de consumidores, aponta o levantamento.
Além disso, a comodidade também conta como diferencial que o brasileiro procura na hora de realizar compras on-line, seja de produtos ou de serviços.
Para o estudo foram analisados 1,1 mil consumidores brasileiros, entre os dias 25 e 27 de julho, com intuito de conhecer o comportamento de compra on-line e comemorar o sexto ano da companhia no País.
“Hoje em dia, apps de e-commerce são grandes aliados do consumidor. É possível pesquisar e comparar preços a qualquer hora e em qualquer lugar”, diz João Pedro Serra, country manager do Groupon Brasil.
Outro dado que comprova o potencial das vendas via internet é o de que 59% dos consumidores afirmam que mais de 50% de suas compras são realizadas por meio de plataformas on-line – o que inclui também a aquisição de ingressos e vouchers para atividades de lazer e entretenimento.
Entre os passeios mais apreciados pelo consumidor brasileiro estão experiências gastronômicas e viagens, que tiveram 55% e 29% dos votos, respectivamente. Aliás, o desejo de conhecer locais diferentes e inusitados é o que motiva 69% dos entrevistados a comprar experiências. Mesmo assim, não há excessos: 57% afirmam que as aquisições realizadas via internet são fruto de amplas pesquisas e que são planejadas de acordo com o orçamento.