Entre os dias 13 e 15 de janeiro, os principais varejistas do território nacional e internacional se reuniram em Nova Iorque, durante o NRF 2019, para apresentar as novas tendências e oportunidades do mercado. Depois de participar e acompanhar o conteúdo de todos os dias do maior evento de varejo do mundo, compartilho os principais insights da edição.
O desenvolvimento da cultura digital é um ponto que foi bastante discutido durante o NRF, bem como a integração de dados e inteligência artificial. Além da transformação digital com foco no mapeamento da jornada do consumidor – empresas necessariamente orientadas aos clientes. Um dos destaques da edição é o espaço de nome “Innovation Lab”, que reuniu mais de 50 startups de todo mundo, com predominância das israelenses. Alguns dos principais cases apresentados:
Personalização
● Startups com foco e modelos de propensão de consumo com fácil integração;
● Startups de força de vendas – que integram cada um dos comerciais, KPIs e o que mais for necessário para alavancar os resultados, com baixa complexidade de integração;
Inteligência Artificial
● App de integração de promoções e descontos;
● Plataforma completa de integração com todos os detalhes do mercado de e-commerce e comércio eletrônico;
● Totem interativo para pesquisas com foco em lojas físicas;
● Prateleiras inteligentes controlando estoque das mercadorias com foco em supermercado e drogarias;
Transformação Digital
● Impressoras 3D: stand da HP oferece desde calçados a capinhas de celular personalizadas;
● Navegação 3D no mundo do e-commerce promovendo uma experiência de realidade virtual;
● Soluções de cloud de pagamentos omnichannel – um sistema que cruza a automação de e-commerce com mundo físico;
● Glass Mídia, painel oferecendo interação inovadora ao consumidor;
● Visual Merchandising, mecanismo para uma boa exposição dos seus produtos;
6 insights
1 – Inovação a caminho da disrupção: mudanças exponenciais e com agilidade necessitando reestruturação e fortalecimento no sistema imunológico das empresas para evitar atrito durante o processo.
2 – Tecnologia e Dados: trazer uma nova abordagem para a tecnologia, transformando e aperfeiçoando o mecanismo para obter um banco de dados seguro.
3 – Excelência operacional: gerar inovação e experiência ao cliente, utilizando ativos e sustentabilidade para desenvolver uma logística estratégica para o mercado.
4 – Relação direta na jornada do cliente: as empresas necessitam entender a necessidade e desejo do seu consumidor e colocá-lo como centro da estratégia no planejamento ativo na execução.
5 – Lojas e Ecossistemas: plano estratégico sem atrito, fácil, inteligente, oferecendo soluções convenientes e com experiência elevada. Sistema integrado através da loja, soluções financeiras, redes sociais e entretenimento.
6- Cultura, Posição e Transformação
• Cultura: com princípios e propósitos – empresas e marcas precisam ter “alma”, transmitir o seu valor para o cliente se sentir abraçado;
• Posição: transparência e autenticidade – as marcas necessitam de um posicionamento definido mesmo quando não agradam todos os públicos;
• Transformação: cultura digital e desafio do modelo de negócios – as empresas precisam ter coragem para se transformar sem perder a sua essência.
Fonte: Época Negócios