A movimentação internacional entre comércio online e consumidores de toda parte do mundo ainda é uma dificuldade real para o e-commerce. Isso porque a comunicação entre o consumidor e a loja não é eficiente, na maioria das vezes, sem contar com as dificuldades e extensão do tempo de entrega.
Uma pesquisa realizada pela Jad Log comparou a eficiência de sistemas de entrega na Europa e no Brasil e revelou que algumas estratégias de rastreamento e pontos de entrega poderiam auxiliar o crescimento do e-commerce brasileiro.
Cross border
A pesquisa, divulgada em uma coletiva de imprensa na Intermodal South America 2018, em São Paulo, revelou que a Europa lidera as compras online e suas taxas de conversão são justificadas pela rapidez dos sistemas de entrega, o que no Brasil ainda é caro e deficitário. Alguns países europeus lideram em compras internacionais, como Portugal, onde 83% dos e-shoppers já realizaram compras em sites do exterior.
Compras e vendas em sites internacionais também foram abordadas pela pesquisa. Com rastreabilidade e prazos mais interessantes ao consumidor, é possível aumentar as relações cross border, ou seja, entre fronteiras. Entre os e-shoppers europeus, 19% das compras são realizadas em e-commerces internacionais.
A comparação da pesquisa sugere que o sucesso europeu dos e-commerces – que supera o norte-americano – não quer dizer que os europeus disponham de tecnologias e desenvolvimentos que o Brasil não tenha, pelo contrário: Europa e Brasil estão em momentos diferentes de crescimento do varejo online e requerem atenções distintas. Dessa forma, o momento atual do antigo continente é um vislumbre do que o comércio eletrônico aqui caminha para ser.
Problemas e soluções
Em contrapartida, alguns empecilhos dificultam as relações de e-commerce com o exterior. O principal problema levantado para o comércio online brasileiro foi a dificuldade em comunicar as partes envolvidas na compra – entrega, disponibilidade do produto, sistema de pagamento e consumidor – com rapidez e clareza. Isso dificulta as taxas de conversão, já que o consumidor não sente segurança em realizar a compra.
Outro impacto negativo levantado foi a falta de preparo para a logística reversa. Muitos consumidores deixam de comprar roupas ou sapatos, por exemplo, por saberem que será trabalhoso e demorado trocar o produto caso ele não sirva.
Com mais agilidade em um sistema de entrega inteligente, tanto consumidor quanto lojista sabem em tempo real onde está a mercadoria e quais os prazos de entrega e devolução. Para organizar tal sistema, os pontos de entrega – pick up points – fazem o intermédio para que os produtos sejam entregues e despachados com mais agilidade.
A implantação de logística reversa eficiente e novas tecnologias de rastreio internacionais podem ajudar a impulsionar o e-commerce no Brasil. A pesquisa mostra que os pontos de entrega são eficientes e estimulam a competitividade entre as transportadoras, fazendo com que os preços de entrega sejam mais justos.
Dentro do país
As transportadoras que já atuam no Brasil também passam por dificuldades que encarecem as transações dos e-commerces. Atender as regulamentações fiscais, impostos e arcar com os custos de manutenção, pedágio e gasolina são só alguns dos detalhes que dificultam as negociações entre empresas de transporte e comércios online. No Brasil, a participação dos Correios nas entregas de varejo é predominante, mas as constantes modificações sobre as taxas e protocolos de entrega da companhia abrem precedentes para mudanças na forma como os comerciantes organizam suas logísticas.
Fonte: E-Commerce Brasil